Tem uma entrevista de emprego e não sabe o que vão perguntar? Nós daremos uma ajuda para saber o que responder. Leia com atenção, treine e boa sorte!
1. Fale sobre si. Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.
2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo? Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.
3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa? Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.
4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje? O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.
5. O que procura num emprego? As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.
6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos? Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.
7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos. Esta é sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.
8. O que você faz no seu tempo livre? Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.
9. Quais são as suas maiores qualidades? Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.
10. E pontos negativos/defeitos? Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários. Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.
11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional? Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.
12. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação? Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.
Fonte: http://www.curricular.com.br/artigos/entrevista-emprego/perguntas.aspx
Este artigo merece ser debatido!
quinta-feira, 30 de abril de 2009
terça-feira, 28 de abril de 2009
Não consigo emprego. De quem é a culpa?
A crise chegou. Até o próprio comércio de Pesqueira foi atingido, não com tanto impacto, mas foi. Mesmo com indícios externos e superficiais de que ela está bem mais leve aqui no Brasil do que lá fora, não foi possível (ainda) perceber pontos positivos significativos em nosso meio. E isso, que queira ou não, termina atingindo o profissional que está desempregado. Mas, em meio à crise, o que fazer?
O mais interessante disto tudo é que chegou a hora de ser diferente! Estamos num momento de oportunismo. É em meio à crise que as grandes descobertas acontecem e nesta mesma turbulência que entra em cena a criatividade. O que tens feito para conquistar uma vaga de trabalho?
"Vaga tem, mas não para despreparados!" Comenta o empreendedor de forte nível cultural, G.A. "O problema de muitas pessoas é que se conformam com pouco. Basta ter 'noções de informática' e o ensino médio que já se sentem preparadas para o Mercado, isso é um erro gigantesco. Sem falar nos que estão disperdiçando o seu tempo na rica internet com Orkuts, MSNs, etc... ao invés de se capacitarem e de se atualizarem. Pouquíssimas se dedicam a estudar para concursos ou melhorar os métodos para entrevistas, ou até para conseguir um estágio em algum lugar. A única coisa que querem é estar empregada - emoutras palavras: o dinheiro do seu futuro patrão".
Coloquemos alguns pontos a serem pensandos:
- Você "domina" o quê? O que você sabe fazer de melhor? Segundo este empresário, tem que ir além do que é básico. Ou você é um bom vendedor ou é o "melhor que tem"! Ou tem noções de informática ou é o "tampa" da informática.
- Como você tem usado o seu tempo? Tempo temos, mas o gastamos mais fazendo algo inútil (assitindo desenhos além do nível do stress, jogando video game mais que o necessário para o exercício do raciocínio, bate-papo furado na net, assistindo a 'filmes' com pobres ou nenhum valor cultural), do que algo que nos enriqueça que pode ser estudando, pesquisando, conversando (dentro dos limites) com pessoas que estimulem ao crescimento pessoal e social, etc.
- Você é versátil? Saber, pelo menos superficialmente, vários assuntos aumenta as chances numa entrevista ou ajuda na promoção, principalmente se o que você sabe está relacionado ao que está desejando (ser promovido ou admitido).
- Como anda sua autoestima? É necessário estar de bem consigo mesma para ter sucesso em qualquer emprendimento. Quando ficamos nervosos diante de outras pessoas (o que é relativamente normal) isso provoca insegurança na conversa. A entrevista começa quando você sai de casa atrás de emprego, não importando seja qual for o resultado.
Levante a cabeça e corra atrás! Você tem tudo que precisa para mudar sua situação! Lembre-se:
O mais interessante disto tudo é que chegou a hora de ser diferente! Estamos num momento de oportunismo. É em meio à crise que as grandes descobertas acontecem e nesta mesma turbulência que entra em cena a criatividade. O que tens feito para conquistar uma vaga de trabalho?
"Vaga tem, mas não para despreparados!" Comenta o empreendedor de forte nível cultural, G.A. "O problema de muitas pessoas é que se conformam com pouco. Basta ter 'noções de informática' e o ensino médio que já se sentem preparadas para o Mercado, isso é um erro gigantesco. Sem falar nos que estão disperdiçando o seu tempo na rica internet com Orkuts, MSNs, etc... ao invés de se capacitarem e de se atualizarem. Pouquíssimas se dedicam a estudar para concursos ou melhorar os métodos para entrevistas, ou até para conseguir um estágio em algum lugar. A única coisa que querem é estar empregada - emoutras palavras: o dinheiro do seu futuro patrão".
Coloquemos alguns pontos a serem pensandos:
- Você "domina" o quê? O que você sabe fazer de melhor? Segundo este empresário, tem que ir além do que é básico. Ou você é um bom vendedor ou é o "melhor que tem"! Ou tem noções de informática ou é o "tampa" da informática.
- Como você tem usado o seu tempo? Tempo temos, mas o gastamos mais fazendo algo inútil (assitindo desenhos além do nível do stress, jogando video game mais que o necessário para o exercício do raciocínio, bate-papo furado na net, assistindo a 'filmes' com pobres ou nenhum valor cultural), do que algo que nos enriqueça que pode ser estudando, pesquisando, conversando (dentro dos limites) com pessoas que estimulem ao crescimento pessoal e social, etc.
- Você é versátil? Saber, pelo menos superficialmente, vários assuntos aumenta as chances numa entrevista ou ajuda na promoção, principalmente se o que você sabe está relacionado ao que está desejando (ser promovido ou admitido).
- Como anda sua autoestima? É necessário estar de bem consigo mesma para ter sucesso em qualquer emprendimento. Quando ficamos nervosos diante de outras pessoas (o que é relativamente normal) isso provoca insegurança na conversa. A entrevista começa quando você sai de casa atrás de emprego, não importando seja qual for o resultado.
Levante a cabeça e corra atrás! Você tem tudo que precisa para mudar sua situação! Lembre-se:
"Somos hoje o que plantamos no passado. O que você pretende colher amanhã, deve começar a plantar hoje!"
Confie no Senhor de todo o teu coração e Ele te dará oportunidades - não esqueça de aproveitá-las!
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Vaga
A Agência do Trabalho de Pesqueira está oferecendo:
Vaga para Montador de Móveis
Experiência mínima de 06 meses
*Vaga válida até o dia 29/04.
Vaga para Montador de Móveis
Experiência mínima de 06 meses
*Vaga válida até o dia 29/04.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Vagas para Pesqueira e Sanharó
A Agência do Trabalho de Pesqueira está oferecendo:
Vaga para Açougueiro
Experiência mínima de 06 meses
*Candidato precisa morar em Sanharó.
Vaga para Atendente de Farmácia
Experiência mínima de 06 meses
Ensino Médio completo
Informática básica
*Vagas válidas até o dia 29/04.
Vaga para Açougueiro
Experiência mínima de 06 meses
*Candidato precisa morar em Sanharó.
Vaga para Atendente de Farmácia
Experiência mínima de 06 meses
Ensino Médio completo
Informática básica
*Vagas válidas até o dia 29/04.
Por que não virar um patrão?
Você já pensou em ser dono do seu próprio negócio? Por que não investir em algo que, em vez de correr atrás de um emprego, você não se torna um "produtor de empregos"?
Após bate-boca no STF, Joaquim Barbosa recebe apoio no Orkut
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa, bastante popular nas comunidades do Orkut há algum tempo, ganhou mensagens de apoio de internautas brasileiros no site de relacionamentos, após o bate-boca ocorrido na quarta-feira (22) com o presidente do Supremo, o ministro Gilmar Mendes.
Até as 8h de hoje, Barbosa tinha ao menos uma comunidade contra (sem nenhum usuário, contudo) e mais de 20 comunidades favoráveis no Orkut --juntas, somam mais de 4.000 membros.
Alguns internautas chegam a sugeri-lo como um nome para a campanha presidencial de 2010. A maior delas, intitulada Sou fã do Min. Joaquim Barbosa, traz uma moção de apoio ao ministro.
Tratado como "herói", Barbosa é descrito na comunidade como "um homem frugal, do tipo que prepara seu próprio café da manhã, consome comida natural, bebe suco de clorofila, aprecia um chope com os amigos e escuta MPB", mas também é "um sujeito refinado, aficionado por música clássica, modesto bebedor de vinho, que compra seus ternos elegantes em duas cidades: Paris e Los Angeles".
Manifestações de apoio também são lidas no Twitter e na blogosfera --com o surgimento de uma página dedicada à defesa de Barbosa, cujo endereço é http://eusoufadoministrojoaquimbarbosa.blogspot.com.
Enquanto isso, o presidente do Supremo tinha quase 30 comunidades com tom crítico dos internautas, somando mais de 5.000 membros. Ao menos duas, com mais de 400 usuários no total, são elogiosas.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u555456.shtml
Até as 8h de hoje, Barbosa tinha ao menos uma comunidade contra (sem nenhum usuário, contudo) e mais de 20 comunidades favoráveis no Orkut --juntas, somam mais de 4.000 membros.
Alguns internautas chegam a sugeri-lo como um nome para a campanha presidencial de 2010. A maior delas, intitulada Sou fã do Min. Joaquim Barbosa, traz uma moção de apoio ao ministro.
Tratado como "herói", Barbosa é descrito na comunidade como "um homem frugal, do tipo que prepara seu próprio café da manhã, consome comida natural, bebe suco de clorofila, aprecia um chope com os amigos e escuta MPB", mas também é "um sujeito refinado, aficionado por música clássica, modesto bebedor de vinho, que compra seus ternos elegantes em duas cidades: Paris e Los Angeles".
Manifestações de apoio também são lidas no Twitter e na blogosfera --com o surgimento de uma página dedicada à defesa de Barbosa, cujo endereço é http://eusoufadoministrojoaquimbarbosa.blogspot.com.
Enquanto isso, o presidente do Supremo tinha quase 30 comunidades com tom crítico dos internautas, somando mais de 5.000 membros. Ao menos duas, com mais de 400 usuários no total, são elogiosas.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u555456.shtml
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Vagas!
A Agência do Trabalho de Pesqueira ainda está recebendo currículos para:
Telefonista
Experiência de 06 meses
Ensino Médio Completo
Informática Básica
Auxiliar de Escritório
Experiência de 06 meses
Ensino Médio Completo
Informática Básica
*Os currículos serão recebidos até o dia 24/04/09.
Telefonista
Experiência de 06 meses
Ensino Médio Completo
Informática Básica
Auxiliar de Escritório
Experiência de 06 meses
Ensino Médio Completo
Informática Básica
*Os currículos serão recebidos até o dia 24/04/09.
Donos de carro de luxo têm bolsa do ProUni
Embora se destinem apenas a jovens com renda mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50) por pessoa da família, bolsas integrais do ProUni (Programa Universidade para Todos) foram concedidas a mais de mil proprietários de carros novos, entre eles modelos de luxo, como Honda Civic, Toyota Hilux, Ford Fusion, Vectra, Zafira, Mitsubishi Pajero e o XTerra da Nissan, informa reportagem de Marta Salomon, publicada na Folha desta quinta-feira.
A irregularidade, informa a reportagem, que alcança uma fatia de 0,6% dos beneficiários de bolsas integrais, foi detectada por auditores do TCU (Tribunal de Contas da União) ao cruzarem a lista de beneficiários do ProUni com os cadastros do Renavam (Registro Nacional dos Veículos Automotores).
Com base no cruzamento com outros cadastros oficiais, foram identificados indícios de irregularidades que envolvem 30.627 bolsistas, ou 8% do total de 385 mil beneficiários.
O ministro Fernando Haddad (Educação) afirmou que, caso sejam comprovadas as fraudes apontadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), o estudante será desligado do programa. "Em caso de má-fé, o Ministério Público será acionado", disse o ministro.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u554934.shtml
A irregularidade, informa a reportagem, que alcança uma fatia de 0,6% dos beneficiários de bolsas integrais, foi detectada por auditores do TCU (Tribunal de Contas da União) ao cruzarem a lista de beneficiários do ProUni com os cadastros do Renavam (Registro Nacional dos Veículos Automotores).
Com base no cruzamento com outros cadastros oficiais, foram identificados indícios de irregularidades que envolvem 30.627 bolsistas, ou 8% do total de 385 mil beneficiários.
O ministro Fernando Haddad (Educação) afirmou que, caso sejam comprovadas as fraudes apontadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), o estudante será desligado do programa. "Em caso de má-fé, o Ministério Público será acionado", disse o ministro.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u554934.shtml
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Prova que substituirá vestibular das universidades federais já tem data
O MEC (Ministério da Educação) decidiu substituir os atuais vestibulares e, com o objetivo de unificar o processo seletivo das instituições de ensino superior, criou o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que já tem data marcada para acontecer: dias 3 e 4 de outubro.
A proposta foi encaminhada este mês aos reitores das universidades federais. Pelo texto, essas instituições têm duas alternativas: usar o novo Enem como parte de seu processo seletivo ou aderir ao Sistema de Seleção Unificada, no qual o exame seria utilizado como fase única.
O MEC pretende oferecer um sistema de avaliação que privilegie a capacidade crítica e analítica dos candidatos, em detrimento das atuais provas de vestibular, que valorizam de forma excessiva a simples memorização do conteúdo passado no ensino médio.
Sobre a prova
O novo Enem será composto de quatro grupos de testes de múltipla escolha, a serem realizados em dois dias. As provas ficariam distribuídas de acordo com as seguintes áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação), ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.
As instituições que aderirem ao sistema unificado poderão atribuir pesos diferentes às provas, segundo o curso. Já aquelas que preferirem aplicar mais de uma fase em seus processos seletivos não ofertarão suas vagas no sistema unificado, mas poderão usar as notas do Enem reformulado como parte de sua seleção com base em edital próprio.
"O novo Enem combinará a abordagem do atual Enem com a abrangência dos conteúdos cobrados pelo vestibular", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, para quem a nova prova permitirá a reformulação do que é passado ao aluno no ensino médio.
Informações para candidatos
Haddad explicou ainda que o candidato poderá escolher entre cinco opções de cursos e instituições e poderá, de acordo com sua nota no novo Enem, simular sua posição no curso pretendido, em comparação às notas de concorrentes. "Se, durante as inscrições, o aluno perceber que sua nota não é mais suficiente para entrar no curso escolhido, ele pode migrar para outro", explicou.
A divulgação das provas do novo Enem será no dia 4 de dezembro. O resultado final, por sua vez, será no dia 8 de janeiro.
Fonte: Administradores.com
A proposta foi encaminhada este mês aos reitores das universidades federais. Pelo texto, essas instituições têm duas alternativas: usar o novo Enem como parte de seu processo seletivo ou aderir ao Sistema de Seleção Unificada, no qual o exame seria utilizado como fase única.
O MEC pretende oferecer um sistema de avaliação que privilegie a capacidade crítica e analítica dos candidatos, em detrimento das atuais provas de vestibular, que valorizam de forma excessiva a simples memorização do conteúdo passado no ensino médio.
Sobre a prova
O novo Enem será composto de quatro grupos de testes de múltipla escolha, a serem realizados em dois dias. As provas ficariam distribuídas de acordo com as seguintes áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação), ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.
As instituições que aderirem ao sistema unificado poderão atribuir pesos diferentes às provas, segundo o curso. Já aquelas que preferirem aplicar mais de uma fase em seus processos seletivos não ofertarão suas vagas no sistema unificado, mas poderão usar as notas do Enem reformulado como parte de sua seleção com base em edital próprio.
"O novo Enem combinará a abordagem do atual Enem com a abrangência dos conteúdos cobrados pelo vestibular", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, para quem a nova prova permitirá a reformulação do que é passado ao aluno no ensino médio.
Informações para candidatos
Haddad explicou ainda que o candidato poderá escolher entre cinco opções de cursos e instituições e poderá, de acordo com sua nota no novo Enem, simular sua posição no curso pretendido, em comparação às notas de concorrentes. "Se, durante as inscrições, o aluno perceber que sua nota não é mais suficiente para entrar no curso escolhido, ele pode migrar para outro", explicou.
A divulgação das provas do novo Enem será no dia 4 de dezembro. O resultado final, por sua vez, será no dia 8 de janeiro.
Fonte: Administradores.com
sábado, 18 de abril de 2009
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Confira as Vagas das Agências do Trabalho de Pernambuco!
São inúmeras oportunidades todos os dias!
Só hoje tem mais de 400 vagas!
Só hoje tem mais de 400 vagas!
Confira no site da Secretaria Especial da Juventude e Emprego - PE
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Confira nossas enquetes!
Enquete é uma excelente forma de 'medir a realidade' para identificarmos certas tendências daquilo que estamos pesquisando.
Com este objetivo, vamos realizar enquetes para aferirmos os mais variados assuntos relativos ao comércio local e suas características. Já temos a primeira aqui do lado que tem o prazo de expiração de 10 dias.
Mesmo sendo realizada com amostras pequenas em relação a quantidade de pessoas de Pesqueira, (e com inúmeras fragilidades) utilizaremos tais informações para apresentarmos em reuniões e debates em geral, além de podermos levantar hipóteses, questionarmos, propormos e debatermos assuntos relevantes para o desenvolvimento profissional e dirigirmos rumo à maturidade do mercado local - que infelizmente anda a passos curtos, além de estar bastante atrasado em seus métodos administrativos (a maioria das empresas, não todas).
Com este objetivo, vamos realizar enquetes para aferirmos os mais variados assuntos relativos ao comércio local e suas características. Já temos a primeira aqui do lado que tem o prazo de expiração de 10 dias.
Mesmo sendo realizada com amostras pequenas em relação a quantidade de pessoas de Pesqueira, (e com inúmeras fragilidades) utilizaremos tais informações para apresentarmos em reuniões e debates em geral, além de podermos levantar hipóteses, questionarmos, propormos e debatermos assuntos relevantes para o desenvolvimento profissional e dirigirmos rumo à maturidade do mercado local - que infelizmente anda a passos curtos, além de estar bastante atrasado em seus métodos administrativos (a maioria das empresas, não todas).
Vote! Participe!
Convide o pessoal para participar desta enquete, além de poder conhecer as vagas e aprimorar seus conhecimentos com as dicas do blog!
Convide o pessoal para participar desta enquete, além de poder conhecer as vagas e aprimorar seus conhecimentos com as dicas do blog!
Faça o seu marketing
Confira dicas de uma das maiores autoridades em Recursos Humanos no Brasil: Max Gehringer
Vagas!
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Vaga para Auxiliar de Escritório
Funcionários que bajulam chefes prejudicam empresas
Se no seu trabalho houver um pouco mais bajulação explícita e entusiasmo declarado do que o normal, não se surpreenda.
Quer isso seja chamado de puxar o saco, bajular o chefe ou administrar uma situação, especialistas dizem que os comportamentos bajuladores estarão em alta nos locais de trabalho na medida em que os funcionários temem perder seus empregos nestes tempos econômicos difíceis.
Mas, segundo eles, esse tipo de comportamento pode prejudicar as empresas.
"As pessoas que fazem isso querem que as outras pessoas percebam o que estão fazendo", explicou Max Caldwell, especialista em eficácia da força de trabalho na consultoria Towers Perrin.
É uma mentalidade de 'não apenas quero fazer um bom trabalho, como quero que vejam que estou fazendo um bom trabalho".
Esse tipo de comportamento aumenta quando as apostas em jogo são altas, disse Jennifer Chatman, professora de comportamento organizacional na Universidade da Califórnia em Berkeley.
"É o que fazemos quando nos sentimos vulneráveis às decisões de outros", ela explicou. "Eu imagino que, se colhêssemos dados neste momento, veríamos que esse tipo de coisa anda acontecendo em grande escala, porque as pessoas estão se sentindo mais vulneráveis.
"Num ambiente como esse, subordinados podem elogiar decisões equivocadas de um chefe e evitar falar com franqueza ou transmitir más notícias, disse ela.
"Manter puxa-sacos pode ser prejudicial para a empresa", disse Chatman. Segundo alguns pesquisadores, porém, a adulação funciona.
Contestar menos o que diz um executivo-chefe, fazer mais elogios a ele e lhe fazer favores pessoais aumentam em 64 por cento a probabilidade de um funcionário ser chamado para integrar o conselho de direção de empresas, constatou um estudo da Universidade do Texas.
Chegar cinco minutos mais cedo
Em um estudo separado feito por Chatman foi constatado que candidatos a empregos que agem de maneira insinuante têm 20% mais chances de conseguir o emprego.
É a natureza humana, disse ela. "Pessoas que trazem informações positivas, que fazem o chefe se sentir bem com as decisões que tomou, que reforçam a confiança dele, essas pessoas se saem melhor.
"A treinadora profissional Frances Cole Jones, autora do livro "How to Wow" (Como fazer sucesso), diz que não é preciso envergonhar-se desse tipo de comportamento. O conselho dela para tempos de dificuldade econômica é: vá para o trabalho mais cedo, fique até mais tarde, assista às reuniões e ofereça-se como voluntário para fazer trabalho extra.
Mas alguns especialistas, como Bill Hanover, autor de "No Sucking Up" (algo como "não à bajulação"), desaprovam por completo o comportamento bajulador.
"Se você valoriza o respeito próprio, o respeito de seus pares e líderes, então bajular um superior para conseguir uma promoção deixará você sentindo envergonhado e carente", ele escreveu. "Não o faça."
Fonte: Administradores.com
Quer isso seja chamado de puxar o saco, bajular o chefe ou administrar uma situação, especialistas dizem que os comportamentos bajuladores estarão em alta nos locais de trabalho na medida em que os funcionários temem perder seus empregos nestes tempos econômicos difíceis.
Mas, segundo eles, esse tipo de comportamento pode prejudicar as empresas.
"As pessoas que fazem isso querem que as outras pessoas percebam o que estão fazendo", explicou Max Caldwell, especialista em eficácia da força de trabalho na consultoria Towers Perrin.
É uma mentalidade de 'não apenas quero fazer um bom trabalho, como quero que vejam que estou fazendo um bom trabalho".
Esse tipo de comportamento aumenta quando as apostas em jogo são altas, disse Jennifer Chatman, professora de comportamento organizacional na Universidade da Califórnia em Berkeley.
"É o que fazemos quando nos sentimos vulneráveis às decisões de outros", ela explicou. "Eu imagino que, se colhêssemos dados neste momento, veríamos que esse tipo de coisa anda acontecendo em grande escala, porque as pessoas estão se sentindo mais vulneráveis.
"Num ambiente como esse, subordinados podem elogiar decisões equivocadas de um chefe e evitar falar com franqueza ou transmitir más notícias, disse ela.
"Manter puxa-sacos pode ser prejudicial para a empresa", disse Chatman. Segundo alguns pesquisadores, porém, a adulação funciona.
Contestar menos o que diz um executivo-chefe, fazer mais elogios a ele e lhe fazer favores pessoais aumentam em 64 por cento a probabilidade de um funcionário ser chamado para integrar o conselho de direção de empresas, constatou um estudo da Universidade do Texas.
Chegar cinco minutos mais cedo
Em um estudo separado feito por Chatman foi constatado que candidatos a empregos que agem de maneira insinuante têm 20% mais chances de conseguir o emprego.
É a natureza humana, disse ela. "Pessoas que trazem informações positivas, que fazem o chefe se sentir bem com as decisões que tomou, que reforçam a confiança dele, essas pessoas se saem melhor.
"A treinadora profissional Frances Cole Jones, autora do livro "How to Wow" (Como fazer sucesso), diz que não é preciso envergonhar-se desse tipo de comportamento. O conselho dela para tempos de dificuldade econômica é: vá para o trabalho mais cedo, fique até mais tarde, assista às reuniões e ofereça-se como voluntário para fazer trabalho extra.
Mas alguns especialistas, como Bill Hanover, autor de "No Sucking Up" (algo como "não à bajulação"), desaprovam por completo o comportamento bajulador.
"Se você valoriza o respeito próprio, o respeito de seus pares e líderes, então bajular um superior para conseguir uma promoção deixará você sentindo envergonhado e carente", ele escreveu. "Não o faça."
Fonte: Administradores.com
terça-feira, 14 de abril de 2009
Mais interatividade!
A partir de amanhã (15/04/2009) estaremos mais próximos um do outro com enquetes, notícias, artigos, dicas e, claro, as vagas de emprego!
Uma das grandes novidades é a sua participação em escolher as melhores empresas de Pesqueira e região nos mais diversos temas como: atendimento, atenção, preços, ambiente, local de trabalho, e etc, através de enquetes e comentários.
Visite-nos para comprovar!
E fique ligado...
Uma das grandes novidades é a sua participação em escolher as melhores empresas de Pesqueira e região nos mais diversos temas como: atendimento, atenção, preços, ambiente, local de trabalho, e etc, através de enquetes e comentários.
Visite-nos para comprovar!
E fique ligado...
Sua carreira tem sido um desastre? Calma, tem conserto!
Quantas pessoas você conhece que saíram da faculdade com um sonho, mas, perante as dificuldades do mercado de trabalho, deixaram seus ideais de lado por completo? Quantas pessoas você conhece que pulam de empresa em empresa, como se estivessem fadadas à eterna infelicidade? Pode ser que você mesmo esteja passando por tudo isso. Afinal, não se tratam de situações incomuns.
Em nome do dinheiro, do poder, do status ou da simples estabilidade, muitas pessoas chegaram a certo ponto de suas carreiras em que não sentem mais do que frustração. A ida ao trabalho, todos os dias, tornou-se um tormento. Outras tentam acertar, mudando de emprego com frequência, e fazendo com que todos a seu redor pensem que elas sofrem de insatisfação crônica. Há ainda aquelas que, vira e mexe, estão desempregadas.
Pare para pensar
Há algo de errado? Com certeza. Para a consultora da DBM, Irene Azevedo, o provável motivo é que os profissionais se esquecem de analisar o que realmente os motiva. Por isso, escolhem ramos de atuação e empresas para trabalhar, sem antes refletir sobre como irão se sentir ao realizar determinadas atividades ou trabalhar em ambientes que podem não condizer com seus valores e ideais.
"Eles optam por determinado emprego sem se conhecerem, sem saberem se irão se adaptar àquela empresa e àquela função", avalia a especialista em carreira.
Ela cita como exemplo os profissionais que sempre almejaram cargos gerenciais simplesmente por conta do status e do poder, sem nem mesmo gostarem de liderar ou estarem aptos para tal.
"Liderar é difícil, porque, antes de liderar outros profissionais, o gestor precisa ter aprendido a liderar a própria vida. E quantas pessoas você conhece que lideram a própria vida? É um exercício que exige autoconhecimento. Por exemplo, um líder não pode ter medo das pessoas que são brilhantes e que são subordinadas a ele", garante. "Alguns não notaram que podem permanecer em cargos operacionais, ganhar dinheiro e serem felizes mesmo assim. O fato é que, para liderar, é preciso gostar".
O que te motiva?
Muitos fatores podem motivar profissionais. Alguns são movidos pelo poder, outros pela autonomia e liberdade, há ainda aqueles que gostariam apenas de se dedicar a uma causa. Isso sem falar dos dependentes de desafios constantes e daqueles que nasceram para empreender. O fato é que poucas empresas se preocupam em avaliar o que motiva cada um de seus colaboradores.
Não é à toa que muitos deixam o sonho morrer no meio do caminho. Mas esse é um grande erro. Na vida, é essencial ter um norte, um sonho a ser perseguido. Mesmo que, no fim das contas, o indivíduo não consiga atingir seu objetivo, porque, durante o percurso, encontrou outros objetivos. O importante é caminhar. Mas não simplesmente caminhar no estilo "Forrest Gump", em referência ao filme em que o personagem principal corria sem parar, e sem destino.
É preciso seguir pelo caminho certo e enxergar o horizonte. "O profissional não pode se desvirtuar totalmente daquilo que buscava. Se fizer isso, se sentirá infeliz", garante Irene.
O que fazer então? Entrar em sintonia consigo mesmo, procurando uma ligação com seu interior. "Dificuldade todo mundo tem. Mas se a sua profissão, o seu trabalho, fizer sentido para você, certamente passará pelas dificuldades de forma mais tranquila", finaliza a consultora.
Fonte: Administradores.com
Em nome do dinheiro, do poder, do status ou da simples estabilidade, muitas pessoas chegaram a certo ponto de suas carreiras em que não sentem mais do que frustração. A ida ao trabalho, todos os dias, tornou-se um tormento. Outras tentam acertar, mudando de emprego com frequência, e fazendo com que todos a seu redor pensem que elas sofrem de insatisfação crônica. Há ainda aquelas que, vira e mexe, estão desempregadas.
Pare para pensar
Há algo de errado? Com certeza. Para a consultora da DBM, Irene Azevedo, o provável motivo é que os profissionais se esquecem de analisar o que realmente os motiva. Por isso, escolhem ramos de atuação e empresas para trabalhar, sem antes refletir sobre como irão se sentir ao realizar determinadas atividades ou trabalhar em ambientes que podem não condizer com seus valores e ideais.
"Eles optam por determinado emprego sem se conhecerem, sem saberem se irão se adaptar àquela empresa e àquela função", avalia a especialista em carreira.
Ela cita como exemplo os profissionais que sempre almejaram cargos gerenciais simplesmente por conta do status e do poder, sem nem mesmo gostarem de liderar ou estarem aptos para tal.
"Liderar é difícil, porque, antes de liderar outros profissionais, o gestor precisa ter aprendido a liderar a própria vida. E quantas pessoas você conhece que lideram a própria vida? É um exercício que exige autoconhecimento. Por exemplo, um líder não pode ter medo das pessoas que são brilhantes e que são subordinadas a ele", garante. "Alguns não notaram que podem permanecer em cargos operacionais, ganhar dinheiro e serem felizes mesmo assim. O fato é que, para liderar, é preciso gostar".
O que te motiva?
Muitos fatores podem motivar profissionais. Alguns são movidos pelo poder, outros pela autonomia e liberdade, há ainda aqueles que gostariam apenas de se dedicar a uma causa. Isso sem falar dos dependentes de desafios constantes e daqueles que nasceram para empreender. O fato é que poucas empresas se preocupam em avaliar o que motiva cada um de seus colaboradores.
Não é à toa que muitos deixam o sonho morrer no meio do caminho. Mas esse é um grande erro. Na vida, é essencial ter um norte, um sonho a ser perseguido. Mesmo que, no fim das contas, o indivíduo não consiga atingir seu objetivo, porque, durante o percurso, encontrou outros objetivos. O importante é caminhar. Mas não simplesmente caminhar no estilo "Forrest Gump", em referência ao filme em que o personagem principal corria sem parar, e sem destino.
É preciso seguir pelo caminho certo e enxergar o horizonte. "O profissional não pode se desvirtuar totalmente daquilo que buscava. Se fizer isso, se sentirá infeliz", garante Irene.
O que fazer então? Entrar em sintonia consigo mesmo, procurando uma ligação com seu interior. "Dificuldade todo mundo tem. Mas se a sua profissão, o seu trabalho, fizer sentido para você, certamente passará pelas dificuldades de forma mais tranquila", finaliza a consultora.
Fonte: Administradores.com
Vaga de Telefonista
A Agência do Trabalho de Pesqueira está oferecendo:
Vaga para Telefonista
Experiência 06 meses
Ensino médio completo
Informática Básica
*Vaga válida até o dia 15/03.
Vaga para Telefonista
Experiência 06 meses
Ensino médio completo
Informática Básica
*Vaga válida até o dia 15/03.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Mulher coloca outdoor para conseguir emprego nos EUA
Cansada de distribuir currículos e de participar de entrevistas frustradas de emprego, uma americana adotou uma medida radical para chamar a atenção dos empregadores: colocou um outdoor no alto de um prédio, no estado de Connecticut.
O aviso diz "Contrate-me" e tem o endereço da internet de Pasha Stocking. Na página da internet há o currículo da americana. Mas, apesar da fama que conseguiu, ela ainda não recebeu nenhuma oferta de trabalho. Atualmente há mais de 13 milhões de desempregados nos EUA.
Fonte: G1
O aviso diz "Contrate-me" e tem o endereço da internet de Pasha Stocking. Na página da internet há o currículo da americana. Mas, apesar da fama que conseguiu, ela ainda não recebeu nenhuma oferta de trabalho. Atualmente há mais de 13 milhões de desempregados nos EUA.
Fonte: G1
Vagas disponíveis!
A Agência do Trabalho de Pesqueira está oferecendo:
01 Vaga para Atendente de Conveniência
Experiência mínima necessária
Ensino Médio Completo
Informática Básica
01 Vaga para Telefonista
Experiência mínima de 06 meses
Ensino Médio Completo
Informática Básica
*Vagas válidas até o dia 15/04.
01 Vaga para Atendente de Conveniência
Experiência mínima necessária
Ensino Médio Completo
Informática Básica
01 Vaga para Telefonista
Experiência mínima de 06 meses
Ensino Médio Completo
Informática Básica
*Vagas válidas até o dia 15/04.
terça-feira, 7 de abril de 2009
Vagas
A Agência do Trabalho de Pesqueira está oferecendo:
Vaga para Atendente de Conveniência
Ensino Médio Completo
Informática Básica
Vaga para Serviços Gerais
Exclusivo para Deficientes Físicos (com apresentação de Carteira)
Ensino Fundamental Completo
*Vagas válidas até o dia 08/04.
Vaga para Atendente de Conveniência
Ensino Médio Completo
Informática Básica
Vaga para Serviços Gerais
Exclusivo para Deficientes Físicos (com apresentação de Carteira)
Ensino Fundamental Completo
*Vagas válidas até o dia 08/04.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
URGENTE! Vaga para Vendedor
A Agência do Trabalho de Pesqueira está oferecendo:
01 Vaga para Vendedor (Móveis e Eletro)
Experiência de 06 meses
Ensino Médio Completo
Informática Básica
*Vaga válida até o dia 03/04.
01 Vaga para Vendedor (Móveis e Eletro)
Experiência de 06 meses
Ensino Médio Completo
Informática Básica
*Vaga válida até o dia 03/04.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Vagas para Panfletagem
A Agência do Trabalho de Pesqueira está oferecendo:
Vagas para Panfletagem
1º Emprego
Habilidades em se comunicar
Qualquer escolaridade
*Vagas válidas até o dia 03/04.
Aproveite!
Vagas para Panfletagem
1º Emprego
Habilidades em se comunicar
Qualquer escolaridade
*Vagas válidas até o dia 03/04.
Aproveite!
Assinar:
Postagens (Atom)

