Pesquise no Google:

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Chances de conseguir emprego estão maiores neste semestre, diz Dieese

Quem está em busca de uma posição no mercado de trabalho terá mais chances de encontrá-la neste segundo semestre, de acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).

"Chegamos ao fundo do poço no primeiro semestre, mas há sinais de que o mercado de trabalho começa a reagir positivamente, embora não seja [uma reação] linear. Num mês, às vezes melhora em um setor e fica pior em outro. Mas, na média, o volume de postos de trabalho vem reagindo, ainda que lentamente", disse o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, segundo a Agência Brasil.

As projeções, de acordo com ele, são de aumento na geração de vagas em todos os setores no restante de 2009, o que permitirá uma redução da taxa de desemprego até o final do ano.

Estabilidade

A taxa de desemprego medida pelo Dieese ficou praticamente estável entre junho e julho, passando de 14,8% para 15% da população economicamente ativa. Em julho, o contingente de desempregados foi estimado em 3,029 milhões de pessoas, 45 mil a mais do que em junho.

No sétimo mês do ano, a taxa de desemprego registrou a maior alta em São Paulo, passando de 14,2% para 14,8%. Por outro lado, a taxa apresentou a maior queda no Distrito Federal, de 16,4% para 15,9%. Em Belo Horizonte e Porto Alegre, por sua vez, a taxa permaneceu estável.

"Se não fosse o resultado ruim e atípico que constatamos em São Paulo, certamente teríamos no conjunto uma redução da taxa de desemprego", disse Lúcio.

Apenas 1% das universidades avaliadas pelo MEC obtém conceito máximo de qualidade

O indicador, que foi divulgado pela primeira vez no ano passado, atribui notas às faculdades e universidades, levando em consideração a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. De acordo com a pontuação, as instituições são classificadas em faixas que vão de 1 a 5.

Entre as universidades com a maior avaliação (IGC 5), 11 são públicas e dez privadas. A nota mais alta ficou com a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), do Rio de Janeiro, que é particular. O Instituto Tecnológico da Aeronáutica, que é federal, ficou com o segundo lugar, seguido pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), estadual. Em último lugar no ranking (com IGC 1), está a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (FAMA), que é privada.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o IGC foi criado para subsidiar o trabalho das comissões que fazem as avaliações in loco nas instituições. Se a visita confirmar as condições inadequadas da oferta de ensino nas instituições que obtiveram IGC 1 e 2, elas podem sofrer sanções que incluem o descredenciamento.

“Dependendo da gravidade da situação, ela pode ter o número de vagas reduzidos nos cursos deficientes, a suspensão temporária ou definitiva do processo seletivo e, em último caso, o descredenciamento da instituição”, explicou.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernando, ressaltou que as medidas de saneamento só são aplicadas se a visita in loco confirmar o IGC 1 ou 2.

“Independente dos aspectos de regulação, o IGC tem uma função fundamental que é orientar o público sobre a qualidade do ensino oferecido em cada instituição”, ponderou.

Do total das instituições avaliadas, 884 (44%) obtiveram IGC 3, considerado razoável. Dezoito instituição ficaram com IGC 1 e 570 com IGC 2, considerados ruins, o que representa quase 30% do universo de entidades avaliadas.

Mais de 300 instituições ficaram sem conceito porque não houve participação mínima dos alunos de alguns cursos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A nota da prova é um dos fatores que compõem o Conceito Preliminar de Curso (CPC), utilizado para o cálculo do IGC. O CPC também leva em conta as chamadas “variáveis de insumo”, que consideram corpo docente, a infraestrutura e o programa pedagógico.

Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/08/31/materia.2009-08-31.5904828092/view

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Frases prontas? Tolerância zero!

Falar que o seu maior defeito é ser perfeccionista ou que você é o melhor profissional que alguma empresa pode contratar no momento da entrevista, além de clichê, pode ser um fator eliminatório e tirar você da seleção do emprego tão almejado.

O especialista em recolocação profissional e presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri, alerta que a utilização de frases de efeito, vazias ou que não demonstram pleno domínio do que querem dizer, podem, ao invés de ajudar, prejudicar o candidato.

Veja alguns exemplos de frases “batidas”, e o que cada uma pode significar para os recrutadores:
  • Sou criativo, com bom relacionamento interpessoal, sou dinâmico, tenho facilidade para trabalhar em equipe, tenho liderança...”: Alguém que diz ser tantas coisas ao mesmo tempo pode parecer desesperado para obter a vaga. Um candidato que tem tantas habilidades, que sabe fazer tantas coisas, normalmente já está empregado em alguma empresa.
  • Estou aqui para aprender”: O aprendizado existe em toda situação de trabalho, mas dizer que se tem pretensão de entrar em uma empresa para aprender soa como se isso fosse um objetivo principal. Empresas contratam e pagam salários para obterem resultados, e não para ensinarem. As instituições que ensinam são escolas e universidades que, por sua vez, cobram por esses ensinamentos.
  • Meu principal defeito é ser perfeccionista”: Ser perfeccionista é um defeito que remete a uma qualidade. Dar tal resposta soa como tentativa de ser “espertinho” na entrevista que, com certeza, não vai cair bem.
  • Minha empresa anterior não era um bom lugar para se trabalhar”: Colocar defeitos nos últimos lugares onde se trabalhou é um dos piores erros que podem ser cometidos em uma entrevista. Saber que, em uma possibilidade de saída da empresa, o funcionário vai sair falando mal da antiga casa, faz com que o empregador fique com receio de

Utilizando frases como essas na intenção de causar boa impressão, possivelmente, o candidato terá efeito contrário ao desejado.

Para causar uma boa impressão, Abrileri salienta que o importante é que o candidato alinhe seus interesses com os da empresa contratante, sendo cauteloso com o que diz, e isso significa falar menos do que talvez pretendia. “Estando alinhado com a companhia, provavelmente falará apenas o que é realmente importante e que soará bem para quem contrata”, conclui o executivo.

Fonte: www.administradores.com.br

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

11ª FENOSPE

11ª FENOSPE - FEIRA DE NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO SERTÃO DE PERNAMBUCO EM ARCOVERDE!



Aproveitem para conhecer a feira de negócios e oportunidades que irá acontecer nos dias 27, 28 e 29 de agosto no Estádio Áureo Bradley, Arcoverde-PE.

Que jejum!!!

Após um período de férias e muitas correrias estamos de volta para divulgarmos as notícias referentes ao mercado local e regional!

Começando pelas oportunidades surgidas através da construção da linha férrea que passará por Pesqueira (Transnordestina). A Agência do Trabalho de Pesqueira foi procurada pela empresa Odebrecht para cadastros e recrutamentos de mãos-de-obras.

Lembramos que será feito um processo seletivo com a empresa responsável pela construção. A Agência apenas recruta os trabalhadores.

Corram pois, para participar do recrutamento, o candidato deve ser cadastrado e/ou ter os dados atualizados. Lembre-se de enviar um currículo atualizado com foto.