Pesquise no Google:

sábado, 5 de dezembro de 2009

Está chegandooooo...

A Lord Treinamentos já está firmando grandes parcerias com empresas e órgãos públicos visando ampliar sua participação no desenvolvimento econômico e social da nossa região para entrar em ação com força total!

 Enquanto isso, você pode acompanhar a promoção realizada por ela no seu site: lordtreinamentos.com.

Aguardem só mais um pouquinho...

sábado, 14 de novembro de 2009

Lord Treinamentos assumirá o blog Pesqueira - Empregos

A Lord Treinamentos, especializada em Qualificação Profissional e em Soluções empresariais em Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios para Micro e Pequenas Empresas (MPE), assumirá o presente blog a partir do dia 21 de dezembro de 2009 com os mesmos propósitos de divulgar oportunidades de emprego, dicas, cursos, pesquisas, vídeos, artigos e reportagens em geral, além de promover eventos de desenvolvimento social.

Com um modelo de negócios ímpar para o mercado local, a Lord Treinamentos proporcionará avanços significativos no desenvolvimento da força de trabalho, otimização na gestão das empresas parceiras e com ações conjuntas com órgãos públicos para o desenvolvimento social das cidades da região.

Portanto, dada as circunstâncias atuais, pedimos desculpas pelos atrasos em atualizar o blog. Porém, deixamos claro que a cidade de Pesqueira e as circunvizinhas não serão a mesma depois da presença e atuação da Lord Treinamentos.

Rumo aos novos horizontes!

Shalom!

domingo, 8 de novembro de 2009

Mais vagas!!!

A Agência do Trabalho de Pesqueira está oferecendo:

Vaga para Vendedor de Loja*
Experiência mínima de 06 meses

Ensino Médio completo
Informática básica


Vaga para Gerente de Loja*

Experiência mínima de 06 meses

Ensino Médio completo
Informática básica

Vaga para Padeiro
Experiência mínima de 06 meses



Vaga para Montador de Móveis
Experiência mínima de 06 meses



*Válidas até o dia 09/11/09.

Contatos: 87-3835.8207 ou pesqueira@agenciadotrabalho.pe.gov.br
_________________________________

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mais de 50% dos líderes de TI dizem que falta de talentos tem limitado a produtividade

A falta de talentos profissionais é considerada um problema para líderes de TI (Tecnologia da Informação). Segundo uma pesquisa da Deloitte, feita com 306 executivos e tomadores de decisão dessa área, 51% deles consideram que problemas e a falta de talentos limitam a produtividade e a eficiência da organização.

Além disso, 50% deles afirmaram que a falta de talentos tem limitado a habilidade da empresa de inovar, um quesito importante para que a área de tecnologia traga benefícios para os negócios.

Com esses impactos, a falta de talento também tem dificultado o crescimento de TI, fator indicado por 58% dos entrevistados, além da qualidade do trabalho desenvolvido, apontada por 53%.

A pesquisa também indicou que os líderes pretendem fazer novas contratações nos próximos três ou cinco anos, sendo que 47% esperam ver um crescimento de 5% na força de trabalho, neste período.

Recomendações

Tendo esses problemas em vista, a Deloitte faz algumas recomendações aos líderes, no gerenciamento da equipe. Segundo a organização, os CIOs precisam estabelecer funções e responsabilidades claras para a equipe.

Além disso, a empresa indica os líderes a explorarem formas mais inovadoras de gerenciamento da equipe, além de melhorar a análise e o planejamento das habilidades dos membros da equipe. 


Fonte:  http://www.administradores.com.br/noticias/mais_de_50_dos_lideres_de_ti_dizem_que_falta_de_talentos_tem_limitado_a_produtividade/27425/

Períodos curtos nas empresas podem prejudicar o profissional?

Muitas razões podem fazer com que um profissional não fique muito tempo em uma empresa: não se adapta, não alcança as metas, consegue melhor oportunidade em outra instituição ou se refere a um ordenamento interno. Mas, isso pode prejudicá-lo na hora de buscar outro emprego?

A psicóloga e responsável pelos Recursos Humanos da Siegen, Maria Paula Bartolozzi acredita que sim, passagens curtas por empresas acabam depondo contra o profissional na busca por uma nova oportunidade. “É mais provável que a instabilidade esteja atrelada ao fato do profissional ser pouco flexível ou não cumpridor de regras, em vez de, a empresa ser a causadora de alta rotatividade. O recrutador que recebe e aprecia um Curriculun Vitae ao se deparar com estas breves passagens, cria um ponto de interrogação do porque de espaços tão curtos em cada empresa”, afirma.

Maria Paula relata, ainda, que até os jovens profissionais em inicio de carreira devem tomar alguns alertas em relação há diversas passagens curtas por diferentes empresas. “Nem mesmo os estágios são bem vistos quando o jovem passa em um menor espaço de seis meses. Desde cedo o profissional deve estar atento que qualquer empresa é uma organização, a qual, ele deve adaptar-se e fazer o máximo para fixar-se e ter oportunidade de desenvolvimento”, afirma à especialista.

A pesquisa “A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros 2009”, realizada pela Catho Online remete essa tendência e aponta que 89,3% dos executivos de grandes cargos (presidentes e diretores) têm alguma restrição a profissionais que já passaram, em períodos curtos, por outras corporações.

Durante o processo de contratação, diversos aspectos são levados em consideração. Sem sombra de dúvida, o histórico profissional é um dos temas de maior relevância. Maria Bartolozzi ressalta que caso estejam lidando com um profissional que já passou por muitas empresas em intervalos pequenos, é importante saber as razões das saídas precoces. “Cabe ao avaliador questionar os motivos que levaram a saída do profissional das empresas em que passou, claro que às vezes o motivo pode ter sido totalmente de responsabilidade da estrutura do contratante. Cabe ressaltar que é fundamental conferir as referências nas empresas citadas no CV do candidato”.

É importante lembrar que, apesar de toda organização possuir suas características próprias, a maioria das regras internas são comuns a qualquer empresa. Por isso, é bom avaliar os prós e contras da empresa que está no momento antes de pensar em mudar de emprego, para não fazer uma má escolha.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/periodos_curtos_nas_empresas_podem_prejudicar_o_profissional/27426/

As duas faces da moeda: A bagunça pode prejudicar o rendimento profissional?

Dicas preciosas!!!

Pare agora por alguns segundos e olhe ao redor da sua mesa do computador. Então, ela está organizada ou está cheia de papéis e canetas espalhadas, livros e documentos empilhados, ou seja, uma bagunça? Muitos especialistas afirmam que manter o ambiente de trabalho organizado gera melhor desempenho profissional e facilita o andamento das tarefas no decorrer do dia.

O consultor do IDORT/SP, Édson Herrero, revela que tudo faz a diferença na hora de buscar um espaço físico de trabalho mais saudável e leve. “A desorganização física gera desorganização mental e, portanto, perda de concentração, produtividade, criatividade, serenidade e paz no ambiente do trabalho. Um ambiente físico, minimamente cuidado, limpo, organizado e planejado, faz toda a diferença na obtenção de mais e melhores resultados, além, é claro, de prevenir o estresse”.

Só que em alguns casos, não são apenas os funcionários que necessariamente são os principais causadores de um ambiente desordenado. Muitas vezes a própria corporação não colabora para um ambiente mais organizado. Ainda é recorrente em empresas de diversos portes, encontrar pilhas de papéis e documentos à espera de arquivamento.

Édson Herreo diz que o melhor a fazer é que os colegas de trabalho se unam para achar um meio factível de organização no ambiente, apesar dos estilos diferentes de cada pessoa. “Sabemos também que as pessoas têm manias e jeito de ver as coisas muito distintas, para alguns, a organização e a disciplina no ambiente de trabalho não fazem o menor sentido, para outros, no entanto, o dia não acontece sem o mínimo de organização, mas é preciso arrumar um ‘meio termo’ para eliminar o excesso de materiais sem utilidade aglomerado”.

Laudemir Valente, CEO da Novateccorp, aponta que o avanço da tecnologia fez com que o arquivamento on-line se tornasse outra forma de solucionar os problemas do acúmulo de papéis para as corporações. “Ao digitalizar e arquivar eletronicamente os documentos, departamentos e empresas ganham mais agilidade e segurança na manipulação das informações. De forma eficiente é possível dar um fim na papelada e ainda colaborar positivamente no desempenho dos profissionais, dos setores e das empresas”, finaliza.

Muitas vezes, o rendimento de um profissional pode melhorar com simples cronogramas e um gerenciamento do tempo e das atividades mais concretas. Édson Herrero aponta algumas dicas para as pessoas que querem, mas não conseguem ser organizadas no trabalho.

• Planeje seu dia fazendo uma lista de prioridades;

• Siga a lista;

• Não burle o planejado;

• Identifique os recursos mínimos que você necessitará para cumprir o planejado (sala, equipamentos, recursos virtuais, telefone, pessoas, prazos, fluxos e etc.);

• Priorize o importante e não o urgente. Lembre-se: o importante é seu, o urgente é do outro que não se planejou;

• O ambiente físico do trabalho deve ser confortável, acessível e seguro para você, sem, no entanto, invadir o espaço aéreo dos colegas que também tem seu próprio estilo. O ambiente de trabalho é coletivo, portanto, negocie sempre;

• Faça sua parte: guarde, arrume, esvazie, recicle, limpe e etc. Isto vale para sua área de trabalho e, também, para áreas comuns, como banheiros, restaurante, corredores, estações de trabalho, espaço do café, pc´s e notebooks, entre outros. As equipes responsáveis pela limpeza dos ambientes no local de trabalho são colaboradores como você (geralmente tercerizados), elas obedecem a um fluxo de trabalho e não executam trabalho escravo. Exerça seu papel cidadão dentro da empresa.

A organização no ambiente de trabalho começa por dedicar-se, entre outras coisas, a gerenciar o tempo e o espaço.

Na segunda matéria da reportagem “Parte 2 / As duas faces da moeda: A bagunça pode prejudicar o rendimento profissional?”, os autores do livro “Uma Bagunça Perfeita”, Eric Abrahamson e David H. Freedman dão o contraponto e revelam que a desorganização pode tornar o sistema mais eficiente no mundo coorporativo.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/as_duas_faces_da_moeda_a_bagunca_pode_prejudicar_o_rendimento_profissional/27427/

Como conquistar o emprego dos sonhos?

 Quando questionadas sobre qual seria seu emprego dos sonhos, essas são algumas das respostas que costumamos ouvir das pessoas. Algumas têm coragem para expor essas vontades. Outras sonham com isso secretamente, pois entendem que é pouca a possibilidade desse sonho se tornar real.

Porém, se pudéssemos trazer o tão falado emprego dos sonhos para uma realidade palpável, como ele seria? Existe um ideal tangível para emprego dos sonhos? Por mais difícil que seja acreditar, sim, existe. De primeira impressão, podemos pensar que ele se materialize na forma de ganhar dinheiro, benefícios, ter conforto. Mas conversando com os especialistas a respeito, descobrimos uma outra realidade; os profissionais não querem só bens materiais. Eles querem, na grande maioria das vezes, se sentir úteis, insubstituíveis, ter oportunidades de crescer e de contribuir. Eles querem desenvolvimento de carreira. Querem desafios.

Segundo Tânia Rodrigues, psicóloga com atuação em psicoterapia e orientação profissional, o emprego dos sonhos deveria ser aquele passível de realização, e com isso, compatível com o perfil e as competências da pessoa que sonha. “Se conseguirmos um equilíbrio entre o princípio da realidade (ela e seu atual emprego) e o princípio do prazer (ela e o seu emprego ideal), teremos condições de realizar nossos sonhos profissionais. O profissional deveria se questionar da seguinte forma: ‘qual o emprego dos meus sonhos diante das minhas prioridades, e o que eu preciso desenvolver para conquistá-lo?’”, diz Tânia.

Isso mostra que o sonho profissional é conquistável. Porém, é importante realçar que ele depende de muito autoconhecimento. Se a pessoa conhece suas características, seus pontos fortes e fracos, seus anseios, suas prioridades, ela poderá desenhar esse sonho de forma a ser mais compatível com sua realidade, e, dessa forma, identificar uma estratégia para alcançá-lo.

Ruy Shiozawa, CEO do Instituto Great Place to Work, que avalia funcionários e empregadores para entender o que torna um ambiente excelente para se trabalhar, diz que quando perguntam para as pessoas ‘o que te faz querer permanecer aqui nessa empresa?’, a resposta com maior incidência é: oportunidade de desenvolvimento de carreira. E para ele, isso é um ideal tangível. “O que as pessoas apontam não é salário, não é número, não é benefício. Elas querem, de fato, oportunidade de se desenvolver. E isso não necessariamente envolve aumento de cargo ou de salário. Mas, oportunidade profissional para darem o melhor de si, para utilizar toda a sua capacidade”, informa.

Oportunidade de desenvolvimento de carreira implica em obter novos desafios. Segundo as pesquisas, os profissionais querem sentir que estão aproveitando suas habilidades, competências, e que podem sonhar, vislumbrar, que ali está uma possibilidade real de evolução. “Por esse motivo, construir um bom ambiente de trabalho não depende do porte ou tamanho de empresa. Senão estaríamos dizendo que uma empresa maior oferece mais oportunidades de crescimento para seus funcionários, o que não é verdade. Você pode ter uma empresa pequena, mas que seja muito apreciada por ser funcionários, pois eles percebem que lá podem ser eles mesmos, aplicar seus conhecimentos. Percebem que são estimulados, e isso é que é desenvolvimento. Claro que as pessoas gostam de cargos e de altos salários. Mas se fosse só isso, o que aconteceria é que elas se sentiriam muito alegres e realizadas no primeiro momento, mas logo depois essa sensação iria acabar. Quando a oportunidade de crescer é real, ela independe de cargos. Ela está lá sempre. É uma diferença sutil, mas importante”, explica Ruy.

Também é preciso considerar que o conceito de emprego dos sonhos realizável varia de uma pessoa que está entrando no mercado de trabalho agora para outra já mais experiente. Segundo Tânia, isso acontece pois as expectativas e necessidades de uma pessoa em começo de carreira são bem diferentes dos objetivos daqueles já experientes na profissão. “No primeiro caso, o profissional está, geralmente, focado nas oportunidades de aprendizado, na diversidade de experiências e no crescimento profissional. No segundo, ele privilegia a identificação dos seus valores com a empresa, na qualidade de vida, na relação positiva (custo/benefício) entre empresa e colaborador, e, claro, no seu desenvolvimento”, diz ela.

Tânia e Ruy concordam que, muito do que se pensa ser o emprego dos sonhos, tem a ver com a satisfação para com o lugar em que se trabalha. Tânia diz que, como nós, seres humanos, somos insatisfeitos por natureza, o fator mais determinante seria a insatisfação; o que nos falta no lugar atual será o que ansiamos em um novo lugar, ou novo papel. E a satisfação do funcionário para com a empresa, assim como o grau de maturidade do funcionário para lidar com as insatisfações, influenciam na estabilidade profissional.

Dentro dessa relação, Ruy julga ser importante observar que um profissional pode gostar muito da empresa em que trabalha, pois ela tem uma marca forte, é reconhecida no mercado, mas caso seu líder imediato seja uma pessoa que não dá oportunidade, não o estimula a desenvolver-se, ele será capaz de abandonar o emprego mesmo sabendo que a empresa é excelente. “O nome, a marca da empresa, o que ela faz, é claro que são aspectos importantes, mas a relação com a chefia imediata, com o líder direto, ainda é muito mais. Isso é muito relevante ao se falar sobre lugares ideais para trabalhar e emprego dos sonhos”, diz Ruy.

Segundo as pesquisas de Ruy e do instituto Great Place to Work, uma empresa excelente para se trabalhar é caracterizada por três grandes dimensões: o profissional confia nas pessoas para quem trabalha (esfera da confiança, que compreende a relação entre o funcionário e seu líder imediato), ele tem orgulho do trabalho que realiza e da empresa para que trabalha (esfera do orgulho, da relação entre o profissional e seu trabalho em si) e tem bom relacionamento com os colegas, existe espírito de equipe (esfera da camaradagem e das relações interpessoais). Tudo isso faz com que o profissional deseje estar numa empresa e, estando lá, se sinta feliz e realizado.

De fato, é muito difícil agradar o ser humano. Temos a tendência a, assim que conquistamos um objetivo, ficarmos insatisfeito de novo. Pensando nisso, poderíamos definir o emprego dos sonhos como aquele que proporcionasse ao profissional um desafio novo todos os dias. Porém, conforme a psicóloga Tânia, nem todas as pessoas gostam de estar sempre frente a novos desafios, e apesar da felicidade ser um conceito subjetivo, ela é, de certa forma, efêmera. “Porém, enquanto o indivíduo se sentir feliz no emprego, este é o emprego ideal (ou o mais próximo do chamado emprego dos sonhos)”, finaliza.

Fonte:  http://www.administradores.com.br/noticias/como_conquistar_o_emprego_dos_sonhos/27429/

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Vagas

A Agência do Trabalho de Pesqueira e a Lord Consultoria estão oferecendo:

Vaga para Marceneiro
Experiência mínima de 06 meses


Operador de Caixa (Farmácia)
Experiência mínima de 06 meses
Ensino Médio Completo
Informática Básica


Designer Digital
Informática Gráfica voltada a Web

Possuir conhecimento profundo na área


Montador de Móveis
Experiência mínima de 06 meses
Experiência com vendas


Costureiro Industrial
Experiência mínima necessária
Conhecimentos em Corte e Costura Industrial


Padeiro
Experiência mínima de 06 meses

Aproveite!

Entre em contato através do e-mail:
pesqueira@agenciadotrabalho.pe.gov.br (Agência do Trabalho)
williamachadoliveira@gmail.com (Consultor da Lord Consultoria)

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cinco formas de perder o controle da sua agenda

Saber a maneira correta de administrar a sua agenda é fundamental, mas entender aquilo que faz com que você perca o controle das atividades é o primeiro passo. Afinal, é preciso antes identificar o problema para depois solucioná-lo.Pensando dessa forma, para garantir que uma gestão do tempo tenha sucesso, com as tarefas separadas e cumpridas de acordo com a sua importância, se torna necessário uma avaliação crítica dos métodos que você utiliza para se organizar.

Porém, isso deve ser levado como uma forma de experimentação a fim de se saber quais são seus pontos produtivos e improdutivos. Porque gestão do tempo pessoal não tem receita a ser seguida, mas sim orientações de como encontrar o caminho para administrar melhor as atividades ao longo dos dias. Uma boa maneira de começar a mudança é descobrir quais os métodos que atrapalham a gestão. Abaixo, listo cinco deles que não levam à organização.

• Não anotar suas demandas - Se você faz gestão de tempo por memória, é provável que as urgências e esquecimentos tornem-se rotineiros. Isso porque é muito mais fácil e assertivo planejar algo que se consiga visualizar claramente e, assim, desenhar sua estratégia para execução. Faça o que chamo de “Seção Descarrego”, tire tudo da cabeça e escreva o que deve ser feito na agenda ou computador, como for de sua preferência;

• Lotar a segunda-feira - Uma segunda-feira mal planejada é a chave para estragar o restante da semana. Se você perder o controle das suas atividades no primeiro dia e não recuperar na terça-feira, dificilmente conseguirá manter o planejamento semanal. Além do que, você pode ter o sentimento de improdutividade por não ser capaz de finalizar tudo o que pretendia;

• Planejar o dia - O dia não deve ser planejado, já é tarde demais para fazer isso, ele deve ser priorizado! O planejamento é antecedência, isso significa que você deve pensar nas suas atividades, no mínimo, dos próximos 3 dias, caso contrário será quase impossível reduzir as urgências previsíveis;

• Trabalhar por E-mail - Quem paga seu salário não é o seu servidor de mensagens eletrônicas, logo, não trabalhe para ele. Quem define a sua rotina é você mesmo, e não as demandas que chegam pela Internet. É um grande erro ficar com o correio eletrônico aberto o tempo todo, por isso estipule alguns horários por dia para verificar a sua caixa;

• Usar o calendário para anotar tarefas - Seu dia possui tarefas (tem um dia específico para serem executadas, mas não um horário pré-determinado) e compromissos (ficam na agenda e tem hora de início e término). Dessa forma, a adoção de um calendário não é uma boa alternativa. Isso porque este método não foi feito para agendar atividades ao longo do dia muito e muito menos para realocá-las em casos de furo.

Com estes cinco exemplos, reitero que os métodos errados podem arruinar uma agenda realmente eficaz. Não basta apenas focar no que uma boa gestão do tempo trará de benefícios, é importante, antes, verificar quais os meios adequados para chegar até ela e quais aqueles que devem ser evitados. 


Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/cinco_formas_de_perder_o_controle_da_sua_agenda/34937/

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Não seja inteligente demais

Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar seu discurso de estréia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar, amigo de seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela assembléia de vedetes políticas.

O velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse, em tom paternal:

“Meu jovem, você cometeu um grande erro. Foi muito brilhante neste seu primeiro discurso na Casa. Isso é imperdoável. Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco. Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado, no mínimo uns trinta inimigos. O talento assusta”.

E ali estava uma das melhores lições de abismo que um velho sábio pôde dar ao pupilo que se iniciava numa carreira difícil.


Não é demais lembrar a famosa trova de Ruy Barbosa:

“Há tantos burros mandando
Em homens de inteligência
Que às vezes fico pensando
Que a burrice é uma Ciência.”

Quem não conhece uma pessoa medíocre, aquela que possui poucas qualidades, pouco valor, pouco merecimento e que vive a margem da razão, apesar de parecer fácil identificá-las, não as confunda com pessoas burras ou pobres, pois existem diversos graus de mediocridade e cada um de nós já passou por alguns deles, mas existem pessoas que se perderam nesta viagem, e não evoluíram para a fase seguinte.

A prova disto está por todo o lado, Governos, empresas que não entendem de gestão de pessoas, estudantes que compram provas e trabalhos escolares, pessoas que lêem resenhas de livros e dizem tê-lo lido todo, analfabetos funcionais, aqueles que preferem assistir uma novela a ler um livro, enfim todos aqueles que direta ou indiretamente atrasam o desenvolvimento humano, seja por ignorância, seja por preguiça, seja por suas crenças, seja por teimosia, seja por dinheiro, ou seja, até mesmo por burrice.

O contato com a mediocridade gera mais mediocridade, eles são um perigo que anda a solta, espalhando mais mediocridade, impunemente. Se afaste deles, mas se por acaso você for um deles, se esforce e evolua para o próximo estagio da vida, a única dificuldade é que geralmente medíocres não se reconhecem no espelho, por isso nunca deixam de ser medíocres.

Mas existe um teste muito simples para saber se você está evoluindo para o próximo estagio da vida, deixando de ser medíocre, basta olhar no espelho, se você reconhecer uma pessoa medíocre bem na sua frente, já estará á apenas um passo de transcender para a próxima fase, agora basta querer, a escolha é sua.

Eu faço o teste freqüentemente, e algumas vezes não gosto do reflexo que o espelho me mostra.

Na sua obra "A Divina Comédia" de 1321, Dante Alighieri já apresentava um destino bem interessante para as almas das pessoas medíocres: Mal passavam pela porta do inferno, já eram barrados, não podendo nem cruzar o rio Aqueronte:

“‘Mestre, que ouço agora? Que gente é essa que a dor está prostrando?’”.
‘Queixa-se dessa maneira’, tornou-me, ‘quem viveu com indiferença a vida, sem ter nunca merecido nem louvor nem censura ignominiosa. Faz-lhes companhia um grupo de anjos mesquinhos, que a Deus não manifestaram nem fidelidade nem rebeldia, pensando apenas em si mesmos. Foram, com desdouro, expulsos dos céus; nem o inferno profundo os acolhera, pois os anjos rebeldes se jactariam de lhes serem superiores em algo.’
‘Que dor tão cruel se apodera deles e os faz gritar, urrar tão fortemente?’, eu perguntei. ‘A razão disso é simples’, respondeu-me ele.’ Não lhes é permitido esperar o descanso da morte, e, com sina tão vil e abjeta, passam a invejar qualquer outra sorte. Seus nomes passaram no mundo sem deixar marca; o perdão e a justiça divina os desdenharam. Mas não desperdicemos mais tempo com eles; olha-os e segue em frente.’ ““.

Fico meditando e analisando quantas e quantas pessoas, tem algum conhecimento diferencial aos que a humanidade convencionou em chamar de “normal”, um talento especial e estão enclausurados em sua casca de ovo, por toda uma vida, não confiam em si mesmos, em suas qualidades ou por não terem oportunidade de serem vistos, mas quaisquer que sejam os motivos, nunca poderão demonstrar ao mundo o seu brilhantismo.

Quantos campeões olímpicos estão adormecidos por falta de incentivo, quantos cantores (as) fantásticos estão sucateando o seu talento no lugar errado por não terem uma oportunidade, quantos executivos estão com as carreiras estagnadas por estarem na função errada, quantas obras literárias maravilhosas estão engavetadas por seus autores e nunca poderão ser apreciadas pela Humanidade, quantas pessoas estão cursando a Universidade errada, quantas pessoas têm idéias brilhantes que não são aproveitadas.

Entretanto, encontramos inúmeros exemplos de pessoas medíocres e sem talento sendo bem sucedidas, basta ouvir um pouco de musica, ver um pouco de televisão, circular pelos corredores de algumas empresas, olhar nas prateleiras das livrarias, que você as encontrará.

Quanto talento estará sendo desperdiçado diariamente por falta de autoconfiança ou incentivo.

Vamos dizer NÃO á mediocridade, deixe sua marca por onde passar, se esforce para ser o melhor, ajude as pessoas, não desperdice o seu talento.

Suce$$o

Roberto Recinella


Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/nao_seja_inteligente_demais/34953/

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Aquele emprego está em minhas mãos!

Que paradoxo é este? Tanta gente desempregada e tanta vaga a ser preenchida?

Infelizmente esta é a dura realidade. Se você tem APENAS o curso de "informática básica", isso não é mais o suficiente. Ah! Você também tem curso de vendas (atendimento), mas mesmo assim está desempregado? Deve está faltando alguma coisa. Porém, se você tem além desses cursos, tem experiência na área e ainda está desempregado, COM CERTEZA tem algo errado!!! E eu acho que eu sei o que é...

Você não apareceu!

"Como assim?" Você é igual a todo mundo; além de ter as mesmas características ainda faz as mesmas coisas que os outros fazem. Tá todo mundo parecido! Porém, este não é o grande problema, mas é porque os "iguais" não estão com as características positivas que o mercado tanto requer como INICIATIVA, SIMPATIA, EMPATIA, SOLUCIONADOR DE PROBLEMAS, EDUCAÇÃO, TRABALHO EM EQUIPE, LIDERANÇA, VISAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS DA EMPRESA e não apenas o próprio salário e a hora da saída.


Você tem essas características? Algumas? Então desenvolva-as! Nenhuma? Então busque despertá-las pois não serão bem-vindas apenas na vida profissional, mas em todas as circunstâncias de sua vida!

A oportunidade de emprego que você quer estar em suas mãos! Você decide o seu futuro!

Fonte: http://williammach.blogspot.com/


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

FIQUE ATENTO!!!!



Estamos entrando numa fase que tende a deixar o blog cada vez mais atualizado e rápido com os anúncios de vagas e notícias em geral. Não temos um horário fixo para divulgarmos as vagas. A qualquer momento podemos estar divulgando-as vagas.





Portanto, fique atento e verifique sempre o nosso blog pois estamos no tempo de muitas oportunidades!

Vagas!

A Agência do Trabalho de Pesqueira está oferecendo:

Vaga para Auxiliar de Escritório
06 meses de experiência
Informática básica
*Ótima habilidade em digitação (velocidade e precisão)

Vaga para Vendedor
Primeiro emprego
Informática Básica
*Possuir iniciativa e habilidade de se comunicar

Interessados entrem em contato:
Telefone: 87-3835.8207

A chave do sucesso profissional

Não basta apenas ter sonhos, é preciso se esforçar para realizá-los. Isso vale para tudo que fazemos e, principalmente, para conquistarmos a realização profissional. Mas, o que está faltando? Coragem, preparo, dinheiro? Geralmente surge uma pedra no caminho que impede a realização desse sonho dourado.

Arlindo Felipe Jr, diretor executivo do Grupo Soma, especializado em soluções para Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, ressalta que falta vontade para muitas pessoas. “Querer todos querem, mas somente aquele que tem vontade é quem estará disposto a enfrentar as adversidades para atingir suas metas, além é claro da preparação e planejamento pessoal.”

Arlindo Jr. acredita que os piores defeitos estão no medo de ousar, de agir e empreender. “O medo faz parte do ser humano que, em situação de perigo, induz nosso corpo a desenvolver mecanismo para enfrentarmos essa situação. Quando o assunto é mudar, evoluir, ousar, infelizmente na maioria dos casos, paramos, desistimos, não tentamos ou criarmos mecanismo para enfrentarmos com mais cautela”.

O especialista aposta na importância do planejamento e na autoconfiança das habilidades de cada um. “Todo profissional tem alguma habilidade que ele faz melhor ou a tem como ponto forte. Essa clareza e convicção fazem com que ele produza mais e sinta prazer nas suas realizações”.

Já o Coach Carlos Cruz, ressalta que a melhor estratégia é investir no autoconhecimento. “Fazer frequentemente uma auto-avaliação, levando em conta a realidade atual x resultados esperados, possibilita o mapeamento individual dos pontos fortes e fracos. Com isso, poderão investir nas qualidades e, se for pertinente, criar planos de ação para transformar dificuldades em oportunidades de desenvolvimento”, analisa o especialista em gestão e desenvolvimento.

Carlos Cruz ensina alguns pontos importantes para os profissionais que querem alcançar resultados surpreendentes, e ter sucesso na carreira.

Invista no autoconhecimento -
A parte mais importante, desafiante e constante no desenvolvimento profissional é, sem dúvida, conhecer a si mesmo, reconhecer os seus valores e ter clareza dos seus talentos. Caso contrário, pode cair em armadilhas quando se executa um trabalho que demanda pouco dos pontos fortes e muito dos pontos fracos, perder o foco e ter uma visão limitada das possibilidades que surgem, devido a uma insegurança de quem não se reconhece.

Explore todas as oportunidades - Boa parte das pessoas ainda limita-se a orientar as suas carreiras apenas considerando o organograma e plano de cargos e salários da empresa em que atua. Procure explorar oportunidades dentro e fora da empresa, em busca de tendências e de opções alinhadas com seus objetivos.

Seja estrategista e crie objetivos que dependam de você -
É imprescindível ter metas definidas com prazos para serem alcançadas. Porém, tome cuidado ao definir que em 3 anos você tem como objetivo alcançar o cargo X, pois esse é um referencial externo, que depende de terceiros e você corre o risco de se frustrar. Sugiro que tenha como objetivo principal algo que dependa única e exclusivamente de você. Responda a pergunta: “Como posso estar mais realizado profissionalmente daqui a 2, 5 ou 10 anos?”. Em seguida, trace objetivos secundários que, neste caso, podem estar relacionados a assumir a liderança da equipe y na empresa A.

Foque na ação para alcançar a realização -
Os objetivos definidos serão possivelmente alcançados quando você traçar um plano de ação consistente. Crie mini metas para serem alcançadas e especifique quais serão os indicadores de sucesso. Para isso, responda a pergunta: Como saberei que estou alcançando meus objetivos na carreira?

Monitore, comemore e mude se for preciso -
Revise constantemente o seu plano de carreira, verificando se os indicadores de sucesso estão sendo alcançados e, em caso positivo, comemore. Esteja aberto aos resultados e, se for preciso, mude.

Busque ser determinado para conquistar os seus objetivos. Não deixe que o comodismo atrapalhe o seu desenvolvimento pessoal. Lembre-se: o crescimento da sua carreira depende de você.

Confira dia 26/10 a segunda matéria “Inércia profissional: Agir ou não agir, eis a questão”, com mais dicas dos especialistas.

Fonte: http://www.administradores.com.br/

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vagas

A Agência do Trabalho de Pesqueira está oferecendo:

Vagas para Vendedor
06 meses de experiência
Informática Básica
Ensino médio completo
*Possuir iniciativa e irreverência

Vagas para Garçom
Primeiro emprego ou com pouca experiência
*Possuir iniciativa e irreverência

Vaga para Pizzaiolo
06 meses de experiência

*Todas as vagas são para ambos os sexos.

Caso você ou alguém que você conhece esteja dentro do perfil de algum(as) dessa(s) vaga(s), entre em contato através:

Telefone: (87) 3835-8207/8209
E-mail: pesqueira@agenciadotrabalho.pe.gov.br

Aviso importantíssimo!!!

Novidades

A partir de hoje, iremos divulgar tanto as vagas da Agência do Trabalho como as vagas que serão intermediadas pela Praise Consultoria - empresa especializada em Qualificação Profissional e Orientação Empresarial para micro e pequenas empresas.

A Praise Consultoria está recolhendo currículos para montar um banco de dados com currículos dos profissionais que entrarem em contato com a mesma para fornecer aos empresários parceiros da mesma, independente de qualquer Agência do Trabalho/SINE.

Saliento que apenas DIVULGAMOS as vagas da Agência do Trabalho, mas NÃO INTERMEDIAMOS nenhum candidato a nenhuma vaga. Entretanto, os candidatos que desejarem concorrer às vagas que forem divulgadas pela Praise Consultoria podem entrar em contato conosco para melhores esclarecimentos.

O presente blog está em processo de acordo com a Praise Consultoria, muito em breve iremos disponibilizar mais informações sobre seu funcionamento, objetivos, atuações, site, etc. para os nossos internautas e os futuros parceiros profissionais da Praise.

Currículos para Praise Consultoria, enviar para:
w.praise.consultoria@gmail.com

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Qual é a melhor forma de se apresentar em uma entrevista?

Para as mulheres é melhor pouca maquiagem ou muita maquiagem? Cabelos curtos ou longos? E para os homens é melhor barba ou sem barba? Se você ainda tem dúvida em como se apresentar no ambiente de uma entrevista de trabalho e qual o melhor jeito de agradar os recrutadores, a pesquisa “A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros 2009”, realizada pela Catho Online sobre a preferência dos entrevistadores em relação à aparência dos candidatos, pode ajudar.

Apesar da aparência não ser fator determinante na escolha do profissional, ela está sim entre os itens analisados pelos recrutadores e agrega positivamente a outros fatores como currículo, experiência profissional e comportamento. O visual é também muito importante, principalmente em cargos que lidam diretamente com o público, como vendedores e recepcionistas.

VEJA NA ÍNTEGRA ESTE ARTIGO EM:

http://www.administradores.com.br/noticias/qual_e_a_melhor_forma_de_se_apresentar_em_uma_entrevista/26978/

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Vagas para Marceneiro

A Agência do Trabalho de Pesqueira está oferecendo:

Vagas para Marceneiro
Experiência mínima de 06 meses
Ensino fundamental completo

*Vagas válidas até dia 14/10/09.

Caso tenha interesse, entre em contato através do fone 87-3835.8207 ou via e-mail: pesqueira@agenciadotrabalho.pe.gov.br

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Vagas - Costureira e Tapeceiro

A Agência do Trabalho de Pesqueira está oferecendo:

Vaga para Costureira
Experiência com Costura Reta

Vaga para Tapeceiro
Experiência mínima de 06 meses

Entre em contato: 87-3835.8208

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vagas - Escritório, Vendedor (Pesqueira) e Entregador (Sanharó)

A Agência do Trabalho de Pesqueira está oferecendo:

Vaga para Auxiliar de Escritório
Experiência mínima de 06 meses em Escritório e conhecimentos de Caixa
Ensino Médio completo
Informática Básica

Vaga para Vendedor
Experiência mínima de 06 meses
Carteira de Habilitação (no minimo) "A"
Ensino Médio completo

Vaga para Entregador (Sanharó)
Carteira de Habilitação (no minimo) "A"
Disponibilidade para realizar entregas em bicicleta, moto e carro.
Atuar em Sanharó

Entre em contato: Fone: 87-3835-8207 ou pesqueira@agenciadotrabalho.pe.gov.br

Como se dar bem no novo emprego?

Entrar em um novo emprego sempre cria muitas expectativas na pessoa, principalmente, nas primeiras semanas. Vem a tensão de buscar fazer tudo certo, aquele “friozinho na barriga” e saber como será o relacionamento com os demais colegas de trabalho e seus superiores. Nesse momento, existem pontos que podem influenciar de forma positiva ou negativa esse início.

Fatores como atitude, gerenciar bem o tempo, transmitir uma boa imagem, trabalhar em equipe e pontualidade, são quesitos bem analisados pelos chefes nas primeiras semanas. Para ensinar as melhores maneiras para o recém-contratado se dar bem no novo emprego, o Portal Administradores entrevistou o professor da UERJ, Julio Sergio Cardozo, consultor em gestão corporativa e “coaching” para executivos e autor de diversos artigos sobre gestão de negócios. Confira!

1) Ele está empregado. Agora, qual o segundo maior desafio a ser vencido?
O desafio agora é se "enturmar", ser aceito, fazer parte do grupo e conseguir as coalizões necessárias para progredir no novo emprego.

2) Quais são as principais dicas para o recém-contratado obter o máximo da sua nova oportunidade?
Prestar muita atenção no protocolo, muito das vezes não escrito. Refere-se ao comportamento dos demais e procurar não ser muito diferente. Pautar o seu comportamento por humildade, vontade de colaborar e estar sempre pronto para executar o que for solicitado com dedicação e afinco. Procurar se relacionar bem com os pares e superiores hierárquicos, aprender o modelo de liderança dos seus chefes e descobrir o que o chefe mais valoriza.

3) Quais as cinco principais aptidões necessárias para se dar bem em qualquer empresa?
Ética, espírito de colaboração, motivação, alegria e ambição para crescer.

4) Como administrar o tempo a seu favor?
O tempo é uma variável inelástica, isto é, não se recupera o tempo perdido. Procurar racionalizar as tarefas a ponto de executá-las no menor tempo possível e sempre aproveitar o tempo eventualmente disponível para aprender mais sobre a empresa, estudar para aperfeiçoar ou adquirir competências. Sempre que possível procure o chefe para conversar sobre como ajudar ainda mais a empresa a conseguir os resultados desejados.

5) Como moldar a imagem profissional correta dentro dos paramentos da nova empresa?
Prestar atenção nos demais e ver como eles agem. Fazer as perguntas pertinentes durante as sessões de engajamento. Normalmente, as empresas têm eventos para novos funcionários famializarem com as regras, normas e protocolos.

6) O trabalho de equipe é fundamental para demonstrar o seu potencial. O que fazer quando não se está integrado a alguma equipe?
Descobrir porque não está se integrando, conversando francamente com o chefe. Pode ser que o problema seja da própria pessoa. Em alguns casos, é melhor procurar outro lugar. É uma decisão exclusivamente pessoal. Não se deve ficar em um lugar onde não se está feliz.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/como_se_dar_bem_no_novo_emprego/25897

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pense diferente!

A pressão do ensino

Anda circulando pela Internet uma historinha falsa, mas muito edificante. Nossa versão foi retirada do site do professor de ciências da computação Valdemar Serzer, da USP. Uma versão em francês (também reproduzida no site) afirma que a história é do começo do século.

Há algum tempo recebi um convite de um colega para servir de árbitro na revisão de uma prova de física que recebera nota zero. O aluno dizia merecer nota máxima. Professor e aluno concordaram em submeter o problema a um juiz imparcial, e eu fui o escolhido.

Chegando à sala de meu colega, li a questão da prova: Mostre como se pode determinar a altura de um edifício bem alto com o auxílio de um barômetro. A resposta do estudante foi a seguinte: Leve o barômetro ao alto do edifício e amarre uma corda nele; baixe o barômetro até a calçada e em seguida levante, medindo o comprimento da corda; esse comprimento será igual à altura do edifício.

Sem dúvida a resposta satisfazia o enunciado, e por instantes vacilei quanto ao veredicto. Recompondo-me rapidamente, disse ao estudante que ele tinha respondido à questão, mas sua resposta não comprovava conhecimentos de física, que era objeto da prova. Sugeri então que ele fizesse outra tentativa de responder à questão. Meu colega concordou prontamente e, para minha surpresa, o aluno também.

Segundo o acordo, ele teria 6 minutos para responder à questão, demonstrando algum conhecimento de física. Passados 5 minutos, ele não havia escrito nada, apenas olhava pensativamente para o forro da sala. Perguntei-lhe então se desejava desistir, pois eu tinha um compromisso logo em seguida. Mas o estudante anunciou que não havia desistido. Ele estava apenas escolhendo uma entre as várias respostas que concebera.

De fato, um minuto depois ele me entregou esta resposta: Vá ao alto do edifício, incline-se numa ponta do telhado e solte o barômetro, medindo o tempo t de queda desde a largada até o toque com o solo. Depois, empregando a fórmula h = (1/2)gt2, calcule a altura do edifício. Nesse momento, sugeri ao meu colega que entregasse os pontos e, embora contrafeito, ele deu uma nota quase máxima ao aluno.

Quando ia saindo da sala, lembrei-me de que o estudante havia dito ter outras respostas para o problema. Não resisti à curiosidade e perguntei-lhe quais eram essas respostas.

Ele disse: Ah! Sim, há muitas maneiras de achar a altura de um edifício com a ajuda de um barômetro. Por exemplo: num belo dia de sol pode-se medir a altura do barômetro e o comprimento de sua sombra projetada no solo, bem como a do edifício. Depois, usando-se uma simples regra-de-três, determina-se a altura do edifício. Um outro método básico de medida, aliás, bastante simples e direto, é subir as escadas do edifício fazendo marcas na parede, espaçadas da altura do barômetro. Contando o número de marcas tem-se a altura do edifício em unidades barométricas. Um método mais complexo seria amarrar o barômetro na ponta de uma corda e balançá-lo com um pêndulo, o que permite a determinação da aceleração da gravidade (g). Repetindo a operação ao nível da rua e no topo do edifício, obtêm-se duas acelerações diferentes, e a altura do edifício pode ser calculada com base nessa diferença.

Se não for cobrada uma solução física para o problema, existem muitas outras respostas. Minha preferida é bater à porta do zelador do prédio e dizer: ‘Caro zelador, se o senhor me disser a altura deste edifício, eu lhe darei este barômetro’. A essa altura, perguntei ao estudante se ele não sabia qual era a resposta esperada para o problema. Ele admitiu que sabia, mas estava farto das tentativas do colégio e dos professores de dizer como ele deveria pensar.

Fonte: PARA que serve um barômetro? Disponível em: <www.ufpa.br>. Acesso em: 24 jan. 2007.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Vagas

A Agência do Trabalho de Pesqueira está oferecendo:

Vagas para:

Vendedor
Balconista
Montador de Móveis
Gerente

*Todos exigem experiência mínima de 06 meses na área, Ensino Médio completo e Informática Básica (exceto para Montador de Móveis).

*Entre em contato através do telefone (87) 3835-8207

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Todos reclamam do desemprego, mas achar os talentos está difícil

Cerca de 30% dos empregadores em todo o mundo têm dificuldade de encontrar candidatos qualificados em áreas específicas. Este é o resultado da pesquisa realizada mundialmente pela Manpower para vagas de trabalho. A pesquisa indica que, depois da crise, esta é uma das grandes preocupações dos dirigentes das empresas no enfrentamento com a concorrência.

A Pesquisa aponta respostas já identificadas em 2008, o que demonstra que o panorama continua o mesmo. Foram consultados 39 mil empregadores de 33 países para avaliar a capacidade de se encontrar o talento de que necessitam.

“Nos momentos de crise, as empresas precisam repensar suas estratégias e atitudes, realizando mais com menos recursos. Nesse contexto, o papel dos talentos se torna ainda mais importante e as empresas procuram cada vez mais aqueles que trazem para o empregador os melhores resultados.”, afirma a country manager da Right para América Latina, Elaine Saad.

Dentro do resultado levantado, a procura de profissionais mais talentosos está nas seguintes áreas:

1. Mão de Obra Especializada
2. Representantes de Vendas
3. Técnicos
4. Engenheiros
5. Pessoal Administrativo/Executivos
6. Pessoal de Contabilidade & Finanças
7. Mão de Obra Não Especializada
8. Operadores de Produção
9. Assistentes Administrativos / Pessoais
10. Motoristas

A Pesquisa

Os empregadores com maior dificuldade de encontrar as pessoas certas para preencher posições localizam-se na Romênia (62%), Taiwan (62%), Peru (56%), Japão (55%), Austrália (49%), Costa Rica (48%) e Polônia (48%). A escassez de talentos parece menos problemática na Irlanda (5%), Espanha (8%), Reino Unido (11%), China (15%) e República Checa (17%).
Em comparação com 2008, empregadores mencionam que a escassez de talentos é consideravelmente menos invasiva em Hong Kong (queda de 24 pontos porcentuais), Noruega (queda de 21 pontos porcentuais), República Checa e Cingapura (em cada uma, queda de 20 pontos porcentuais) e Espanha (queda de 19 pontos porcentuais).

Américas

Nas Américas, a pesquisa mostra que 36% dos empregadores da região encontram dificuldades para preencher posições devido à falta de talento adequado nos respectivos mercados. Trata-se de um aumento de oito pontos porcentuais em comparação com a pesquisa de 2008, sendo seis pontos porcentuais superior à média global.

As vagas para técnicos são as mais difíceis de serem preenchidas nas Américas pelo segundo ano consecutivo. Depois de não aparecer entre as 10 principais posições mais difíceis de preencher na pesquisa de 2008, os empregadores classificaram as posições de Contabilidade & Finanças em terceiro lugar

A Dificuldade

As estratégias de administração de talentos não são mais um modelo único aplicável a qualquer circunstância, afirmou Jeffrey A. Joerres, presidente do conselho e diretor presidente (CEO) da Manpower Inc. Para ele, os empregadores necessitam rever seu processo de administração de talentos para se concentrar em novas qualidades como liderança e flexibilidade pessoal, inclusive para trabalhar em outros países.

"À medida que a falta de talentos se acentua, o treinamento e desenvolvimento serão fundamentais para os empregadores manterem e melhorar os talentos de que dispõem. Esta baixa demonstra como uma estratégia ágil para a força de trabalho é necessária para atrair e reter o talento de que uma empresa precisa para atingir sua estratégia de negócios", acrescentou Joerres.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/todos_reclamam_do_desemprego_mas_achar_os_talentos_esta_dificil/25799/

Pesquisas eleitorais terão que usar dados do IBGE

Os institutos de pesquisas terão que usar como base das pesquisas eleitorais os dados populacionais oficiais medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o que determina a emenda aprovada há pouco pelo Senado de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). A emenda foi apresentada ao projeto (PLC 141/09) de reforma eleitoral.

Tanto o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), quanto o do PSDB, Arthur Virgílio (AM), foram contrários à emenda, que acabou aprovada. O senador Crivella justificou a proposta como uma forma de dificultar a manipulação de pesquisas.

O Senado também aprovou hoje a manutenção da exigência de idoneidade moral e reputação ilibada, como condição para os candidatos a cargos eletivos. A exigência é prevista na emenda apresentada à reforma eleitoral pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Os senandores Arthur Virgílio, Wellington Salgado (PMDB-MG) e Valter Pereira (PMDB-MS) consideraram os critérios subjetivos. No entanto, a emenda já havia sido acatada pelos relatores, os senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG), antes da aprovação do texto base.

Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/09/09/materia.2009-09-09.4971311717/view

Inadimplência cai 13,16% em agosto

Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) caiu 13,16% em agosto, em relação a julho, e 1,38% em relação a agosto do ano passado. No acumulado do ano a queda foi de 8,8%.

Para o presidente do SPC Brasil, Roberto Alfeu, a queda acentuada de julho para agosto decorre da recuperação do emprego, do aumento da massa salarial do trabalhador, do impacto do 13º salário e da restituição do Imposto de Renda de considerável parcela dos consumidores.

Segundo Alfeu, também influenciaram o resultado a queda na taxa básica de juros (Selic) e a melhora na oferta de crédito. Entre os devedores inscritos no SPC, as mulheres figuram com 55,54% e os homens 44,46% do total.

Até agosto, as consultas ao SPC aumentaram 2,88% em 2009 na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação de agosto deste ano com agosto de 2008, a alta foi de 2,59%, em razão das liquidações de inverno, da proximidade do dia dos pais e das vendas de material escolar para o segundo semestre letivo.

Alfeu acredita que a recuperação econômica do país começa refletir na redução de dívidas do consumidor. Ele destaca a redução no percentual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) adotada pelo governo para combater a crise e a ampliação do número de meses para recebimento do Seguro Desemprego estão entre as medidas medidas que aumentaram o dinheiro em circulação e favoreceram a redução do endividamento do público.

Para ele, "tudo estaria melhor, no entanto, se o governo reduzisse o gasto público". O que segurou a economia brasileira em face da crise mundial, conforme avalia, foi o fato de o país consumir 85% do que produz, enquanto exporta apenas 15% do total. Em outros países, lembra Alfeu, as pequenas e micro empresas demitiram bastante, o que não aconteceu no Brasil, onde elas contratam até 8 empregados e seguram a economia.

As classes C e D, segundo ele continuam consumindo bem no país, o que deve garantir bons resultados para a economia até o final do ano, quando também estarão circulando os recursos da restituição do Imposto de Renda e do 13º salário.

Segundo o presidente do CDL, há segmentos que já começam a ampliar seus negócios em setembro, em função do Natal, e tendo em vista sua especialização, como as áreas de cosméticos e brinquedos. Tudo isso é fator de aquecimento.

Roberto Alfeu disse que o vilão da inadimplência ainda é o cartão de crédito, que coloca o consumidor num círculo vicioso quando ele usa vários e acaba caindo no sistema rotativo, pagando juros de mais de 300% ao ano, entrando num caminho de difícil volta.

Ele defende a regulamentação do setor de cartões, que segundo afirma, no passado "não pagava nem CPMF e só contribui para alavancar o sistema financeiro, sem prestar nenhum grande benefício ao público a não ser viciá-lo no endividamento".

O Serviço de Proteção ao Crédito está ligado a 700 mil pontos comerciais em todo o país. As empresas em geral comunicam a inadimplência do cliente 30 dias após o não pagamento.

Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/09/10/materia.2009-09-10.7333894378/view

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cuidado com os “escorregões” no ambiente de trabalho

O mercado está cada vez mais concorrido e acirrado. Cada vez mais os profissionais tendem a se preparar para obter uma carreira bem sucedida e tomar cuidado para não cometer “escorregões” ao ser admitido e, posteriormente, quando for efetivado.

Profissionais experientes ou novatos estão sujeitos a cometer alguns deslizes e podem passar por situações constrangedoras nos ambientes corporativos. No entanto, diversos mitos surgem e deixa em dúvida qual seria a melhor postura a ser tomada em determinadas situações profissionais.

Para isso, o presidente da Curriculum.com.br e especialista em relacionamento nos ambientes cooperativos, Marcelo Abrileri, fala sobre as lendas mais frequentes no âmbito corporativo e comenta cada uma delas:

1) MBA é garantia de bom emprego: não necessariamente. Ter uma boa formação ajuda e ter um MBA no currículo dá certo destaque ao candidato, mas isso não significa que o curso fica acima de qualidades muito valorizadas hoje em dia como performance, proatividade, foco em resultados, inteligência emocional e experiência na área de atuação, por exemplo. Além disso, não é toda empresa que exige MBA para cargos importantes.

2) Contratações? Só depois do Carnaval:
essa máxima de o ano começar só depois das festas de Carnaval só acontece no Brasil, mas, na prática, no nosso mercado de trabalho é diferente. Logo no começo de janeiro, muitas empresas começam seus processos seletivos. Por outro lado, a concorrência tende a ser menor, pois muitos que podem aproveitam e viajam, aumentando as chances daqueles que participam.

3) Não é correto ligar para saber o resultado de uma entrevista: se a empresa contratante não deu nenhuma resposta, seja positiva ou negativa, no prazo que ela estipulou, não há nenhum problema em o profissional ligar para o responsável pelo recrutamento e seleção e tirar suas dúvidas sobre o processo seletivo. Se a postura da pessoa for objetiva e elegante, ela pode ganhar pontos por demonstrar interesse.

4) Após os 40 anos, já se está velho para o mercado: as vagas no mercado não estão restritas a pessoas jovens. Apesar das qualidades desse perfil de profissional, há chances, e não são poucas, para pessoas acima dos 40, que geralmente têm boa bagagem e experiência, necessárias a cargos de liderança. No fim, quem é atualizado se dá bem. Ao contrário do que se pensa, aqueles que têm mais de 40 e mantém o espírito dinâmico e jovem aliam a experiência à energia e tornam-se extremamente atraentes para o mercado.

5) O RH é seu amigo:
apesar de o responsável pela área ser conhecido como um apoio aos colaboradores da companhia, ele não deixa de ser integrante dela e estar sob as mesmas exigências colocadas a outros funcionários. Cuidado com intimidades e comentários. Em muitos momentos, o RH é, sim, seu amigo, mas ele está lá também para ajudar a direção da empresa a desempenhar. Abrir-se demais com este departamento pode acabar sendo uma influência negativa contra o profissional.

6) Se eu trabalhar numa empresa grande, tenho estabilidade, plano de carreira e não vou precisar mais pensar em procurar emprego: engana-se quem pensa assim. Há vantagens em trabalhar nas grandes corporações, mas ela tem problemas como qualquer outra, e o profissional pode não se acostumar com uma série de pressões típicas de empresas desse tipo, ou também de não sentir que seu trabalho é reconhecido, pois ficando longe do foco das ações, sente-se pequeno frente a tudo o que é feito.

Além disso, crescimento de carreira em grandes empresas implica em jogos políticos que vão além das competências profissionais e, às vezes, para chegar a um cargo de liderança, são necessários anos, diferente de pequenas e médias empresas, onde a dinâmica é maior e diferente.

7) Focar apenas no networking se o cargo é de gerente ou superior: para cargos de gerentes e da alta diretoria, o networking é uma ferramenta importante, mas tais candidatos não podem limitar-se apenas a isso. Hoje, a Internet abriga a maioria das vagas das empresas de todos os portes. Ter um currículo virtual e interagir com os sites de recolocação profissional é essencial e oferece muitas oportunidades.

São dicas importantes que valem a pena ler com atenção e refletir, pois identificar a opção acertada é sinal que o profissional tem tudo para fugir dos deslizes no ambiente de trabalho e evoluir rumo ao sucesso.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/cuidado_com_os_escorregoes_no_ambiente_de_trabalho/25679

Está há muito tempo desempregado? Confira quais podem ser os motivos

Mas, para alguns profissionais, a recolocação no mercado de trabalho demora mais para acontecer. Por que será que isso ocorre?

Segundo a pesquisa "A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros", realizada pela Catho Online entre março e abril deste ano, com mais de 16 mil profissionais, há fatores que fazem com que o profissional permaneça mais tempo desempregado.

Distribuir poucos currículos


O principal motivo que dificulta a recolocação no mercado de trabalho, de acordo com o levantamento, é a candidatura apenas a vagas anunciadas pela empresa contratante. Ao adotar a estratégia, o profissional leva seis meses a mais para ser empregado novamente.

"Quando o profissional utiliza apenas o método de porta em porta, ou seja, de ir apenas para as empresas que ele sabe que estão contratando, se candidata a menos vagas. Logo, as chances de recolocação diminuem", ressalta a consultora de Recursos Humanos da Catho Online, Glaucia Santos.

Outro fator que contribui para o maior tempo sem emprego é o baixo aproveitamento nas entrevistas. Neste caso, o tempo de desemprego sobe para mais três meses e meio.

"Muitas vezes, o profissional tem um bom currículo, mas não consegue ter bom desempenho na entrevista. Os erros mais comuns nesta etapa, que podem prejudicar o candidato, são contradizer o currículo, falar mal da empresa anterior, não relatar com detalhes a sua experiência profissional, não responder ao recrutador de forma direta ou ainda usar roupas inadequadas", explica Glaucia.

Trabalho autônomo


Além disso, o profissional que trabalhava como autônomo também pode ficar um tempo a mais desempregado (+2,25 meses). Neste caso, Glaucia explica que o empregador pode pensar que o profissional vai querer manter essa atividade, comprometendo o seu rendimento no novo emprego.

A dificuldade em se adaptar à política da empresa, como o cumprimento de horários, pode ser outro empecilho para a empresa não contratar o profissional.

Acomodado ou especialista


A falta da conclusão do ensino superior também eleva em mais de um mês o tempo de desemprego do profissional.

Aquelas pessoas especializadas demais em uma determinada área também podem ficar sem emprego por mais tempo (+1,25 meses). "O profissional precisa ter uma visão genérica, ser flexível para atuar em várias áreas da empresa. Além disso, quando o profissional é extremamente especializado, por conta do alto número de cursos que ele fez, a empresa geralmente não tem condições de pagar seu salário".

Por último, a pesquisa constata que a idade também pode aumentar ligeiramente (+0,13 meses) o tempo de desemprego. "Profissionais mais velhos têm mais experiência. Logo, seu salário será maior".

Fatores positivos


Em contrapartida, se o profissional tem muita experiência profissional, o tempo que ele fica desempregado diminui (-0,16 meses). "Experiência é o principal fator de contratação", ressalta Glaucia.

O tempo de espera para a recolocação também se reduz (-0,92 meses) se o profissional aceita um salário igual ao último obtido.

Para ficar desempregado por menos tempo, a consultora aconselha que o profissional invista em recolocação. "Ele precisa investir todo o tempo possível para divulgar seu currículo em todas as ferramentas possíveis". Glaucia destaca ainda que o profissional deve visitar agências de emprego, fortalecer o seu networking, e investir em cursos de qualificação.

FONTE: http://www.administradores.com.br/noticias/esta_ha_muito_tempo_desempregado_confira_quais_podem_ser_os_motivos/25677

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Profissionais de Marketing são os que mais faltam em emendas de feriados

Por: Luana Cristina de Lima Magalhães
InfoMoney

SÃO PAULO- Ter três dias consecutivos de descanso é o sonho de grande parte dos profissionais brasileiros, o que só costuma ser possível com os feriados nacionais.

Mas o que fazer se a empresa não autoriza o feriado prolongado? Alguns profissionais simplesmente não vão ao trabalho! Este é o caso de 43,4% daqueles que atuam na área de Marketing.

Além disso, os profissionais de Tecnologia da Informação e Sistemas (42,3%) e de Finanças e Contabilidade (38,6%) também gostam de ter dias a mais de descanso, mesmo que isso seja descontado do salário. Os dados fazem parte da pesquisa "A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros", realizada pela Catho Online entre março e abril deste ano, com mais de 16 mil profissionais.

Outras áreas
Em outras áreas, a falta nas emendas de feriado também ocorre. Em Recursos Humanos, 34,3% dos profissionais disseram que tomam a atitude, mesma proporção daqueles da área de Logística/Administração de Materiais e Compras.

Já 33,6% dos que atuam em Engenharia também afirmaram que faltam na emenda de feriados. Entre os profissionais de Produção/Fábrica e Indústria, o percentual é ligeiramente menor, de 30,1%. Também emendam os profissionais de Administração Geral (29,4%), Operações (28,4%) e Vendas (25%).

Consequências
Ao faltar, o profissional pode afetar a sua imagem tanto para a empresa quanto para os seus colegas de trabalho.

"Para a empresa, o profissional passa a imagem de que é um colaborador que ela não pode contar, que não está preocupado nem interessado com a companhia. Já para os colegas de trabalho, esse profissional é visto como descomprometido, sobretudo se o seu trabalho prejudicar o trabalho da equipe em geral. Além disso, a equipe pode excluir o profissional fazendo as famosas panelinhas", alerta a consultora de Recursos Humanos da Catho Online, Glaucia Santos.

Além de passar uma imagem ruim, o profissional pode até ser demitido. "A empresa pode dar uma advertência e depois, se acontecer o mesmo erro, em outra ocasião, o profissional pode ser demitido por justa causa", alertou Glaucia.

Negociações
Uma forma de o profissional não sair prejudicado e, ao mesmo tempo, descansar, é tentar a negociação com a empresa. Esse procedimento pode ser adotado dependendo da área de atuação.

"A área de Marketing é mais flexível. Logo, a empresa pode negociar turnos maiores durante a semana para compensar a ausência desses colaboradores no dia anterior ou posterior ao feriado. Já em áreas de vendas e de atendimento ao cliente, isso é difícil acontecer", finaliza Glaucia.

Fonte: http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1665654&path=/negocios/

Os segredos para fazer parte das melhores empresas para trabalhar

Diversas listas são divulgadas com a intenção de mostrar quais são as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo avaliação dos funcionários. Mas o que o profissional deve fazer para ingressar nessas companhias?

De acordo com o presidente do Great Place to Work, José Tolovi Jr., uma das características marcantes destas empresas é a dificuldade de ingressar nelas, porque o processo de recrutamento e seleção é mais elaborado.

"As melhores empresas não querem correr o risco de trazer a pessoa errada, o que é muito caro, e também, se a pessoa é incompatível com a equipe, atrapalha o ambiente de trabalho. Isso significa que elas procuram o profissional não só por competência, mas também pelas características pessoais", afirmou o presidente do Great Place to Work.

Outro motivo que dificulta entrar nestas empresas seria o fato de elas serem bastante procuradas, já que os próprios funcionários fazem propaganda do bom local para se trabalhar.

Passo-a-passo

Tolovi Jr. listou o que o profissional deve fazer para ingressar nas melhores empresas do Brasil para trabalhar:
  • O primeiro passo é identificar o que está buscando: qual tipo de trabalho gostaria de fazer? "Não é indicado entrar por entrar, a não ser que esteja em início de carreira e tem um programa de trainee", disse Tolovi, em relação à situação em que os profissionais ainda não têm um plano de carreira sólido.
  • Depois disso, é preciso analisar que tipo de empresa o atrai. Não é somente porque uma companhia está listada entre as melhores que ela deve estar no seu ranking pessoal. Pense nisso!
  • Analise também se você quer trabalhar em uma empresa grande ou pequena. Neste caso, não existe melhor ou pior, mas apenas vantagens e desvantagens de escolher entre uma opção ou outra.
  • Após fazer uma triagem das empresas em que você quer trabalhar, entre as melhores do País, o interessante é buscar informações sobre elas, principalmente quais as características que elas buscam nos profissionais.
De acordo com Tolovi Jr., normalmente, quem possui as características que a empresa deseja tem mais chances de ter sucesso durante o processo seletivo que, como já dito, é bastante rigoroso e feito para ligar o perfil do funcionário ao da empresa. Porém, se o profissional mostrar que não tem a característica, mas que está disposto a mudar, talvez lhe seja dada uma chance.

Caso queira muito atuar naquela empresa, mas percebeu que seu perfil é diferente do que ela exige, nada de desespero! Existem outras que podem gostar de suas características. E é até melhor que você as busque. Um exemplo: imagine que um ambiente de trabalho é muito sério, mas você é mais extrovertido e adora contar piadas. Pode ficar mal visto, caso venha a ser contratado. Isso não prejudica sua carreira, mas pode deixar uma imagem ruim.

Em busca da seleção

Analisado todos estes aspectos, é chegado o momento de enviar o currículo, quando aquelas características que você possui - e que a empresa exige - devem estar em evidência. Nesta etapa, é bom destacar que empresas grandes são mais burocráticas, mas não no sentido ruim da palavra, somente porque têm mais etapas, por serem mais estruturadas.

Já no processo de seleção, o principal é não mentir, de maneira alguma, principalmente em relação às suas características. Mais cedo ou mais tarde isso será levado à tona.

Enfim, de acordo com Tolovi Jr., é bom destacar que uma empresa considerada excepcional por um profissional pode não ser a melhor para você. Tudo depende do seu perfil!

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/os_segredos_para_fazer_parte_das_melhores_empresas_para_trabalhar/25610/

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Vagas para Atendente de Conveniência - 1º Emprego

A Agência do Trabalho de Pesqueira esá oferecendo:

02 Vagas para Atendente de Conveniência:
Horários:
01 Vaga - das 14h às 22h
01 Vaga - das 22h às 06h

Perfil:
Primeiro Emprego
Conhecimentos em informática

*Favor, entrar em contato o mais rápido possível.
Vagas disponíveis até 04/09/2009.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Jovem escolhe empresa por oportunidade de crescimento na carreira, revela pesquisa

A geração Y (jovens nascidos a partir de 1980) é marcada por profissionais que são inconstantes, ou que mudam de empresa frequentemente, conforme seus interesses. Diante deste perfil, que atributos uma empresa deve ter para que os jovens brasileiros a escolham como melhor local para trabalhar e, consequentemente, "vistam a camisa" da organização?

Possibilitar o crescimento e o desenvolvimento na carreira são os principais atributos que a empresa deve oferecer aos seus jovens colaboradores, segundo mostrou a pesquisa "Empresas dos Sonhos 2009", realizada entre maio e junho deste ano pela Cia de Talentos, em parceria com a TNS.

"O ano de 2009 foi marcado pela crise, que trouxe impactos nos processos seletivos. Logo, os jovens passaram a classificar como uma empresa dos sonhos aquela em que ele possa crescer e se desenvolver", ressaltou a gerente do Núcleo de Orientação Profissional e área de Pesquisa do Grupo DMRH, Danilca Rodrigues Galdini.

Outros requisitos

Além da oportunidade de construir uma carreira sólida, os jovens brasileiros destacam que a empresa ideal deve ter um ambiente de trabalho agradável, pagar bons salários e disponibilizar bons benefícios e oferecer cursos e treinamentos.

"A empresa precisa oferecer esse pacote completo. Se ela não oferecer um pouco de cada um desses benefícios, a tendência é que o profissional peça demissão", explica Danilca, em referência ao público jovem.

Nos anos de 2005 e 2006, os jovens acreditavam que a empresa ideal era aquela que tinha uma boa imagem no mercado. "Nestes anos, aconteceram muitos escândalos na Europa e nos Estados Unidos envolvendo grandes empresas. Então, a boa imagem da corporação passou a ser o requisito essencial. Já o ano de 2008 foi marcado por muitas possibilidades, os profissionais tinham vários programas de trainee para participar, logo escolhiam aqueles que lhe ofereciam os melhores salários e benefícios", afirmou Danilca.

Fontes para a escolha da empresa

Para a maioria (60%) dos jovens brasileiros entrevistados, a escolha da empresa ideal de trabalho partiu da análise da imagem que a companhia passa por meio da boa qualidade de seus produtos e serviços.

Já 55% dos profissionais consultados disseram que utilizaram como fonte para a escolha da empresa informações divulgadas nos veículos de comunicação, como jornal, televisão, rádio, revista e blogs.

Outros 46% fizeram essa escolha por conhecer uma pessoa que trabalha ou trabalhou na empresa e 36% afirmaram que leram informações no site para basearem a sua decisão.

Fidelidade

Quando questionados sobre o tempo adequado para permanecer em uma empresa, 26% dos entrevistados responderam de seis a dez anos.

Outros 25% indicam que o tempo ideal para trabalhar em uma mesma organização é entre quatro a seis anos. Já para 19%, não há problemas na permanência na mesma empresa por mais de 20 anos. Para 16%, o tempo ideal é de 10 a 20 anos e 14% acreditam que o tempo máximo de permanência é de até quatro anos.

Sobre o estudo

A pesquisa foi realizada a partir de questionário enviado pela internet para estudantes e universitários recém formados do Brasil, Argentina e México. No Brasil, foram 26.281 respostas válidas. Já na Argentina foram 1.306 respostas válidas e no México, 1.509. A margem de erro do estudo é de 0,5% do total da amostra.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/jovem_escolhe_empresa_por_oportunidade_de_crescimento_na_carreira_revela_pesquisa/25536/

Ranking das melhores universidades do mundo tem 12 brasileiras. Confira!

O ranking Web of World Universities colocou 12 brasileiras entre as 500 melhores, sendo que a USP (Universidade de São Paulo) ficou em 38º no geral, e em primeiro lugar entre as instituições latino-americanas.

Além dessa universidade, também aparecem na lista instituições com nome forte no País, como a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Entre as 500 melhores do mundo, essas instituições estão em 115º e 134º, já entre as latino-americanas, elas estão em terceiro e quarto, respectivamente, atrás da USP e da Unam (Universidad Nacional Autónoma de México).

Mundialmente, o primeiro lugar é ocupado pelo MIT (sigla em inglês para Instituto de Tecnologia de Massachusetts), seguida por Harvard e Stanford, todas nos Estados Unidos. Aliás, as primeiras 21 colocações são ocupadas por instituições do país norte-americano.

Outras da América Latina

Ao todo, 21 universidades da América Latina foram selecionadas entre as 500 melhores do mundo, sendo 12 brasileiras e as restantes de países como México, Chile, Argentina e Colômbia.

Além das quatro já citadas, estão no ranking a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), em 152º na lista mundial, seguida por UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 196º; pela UnB (Universidade de Brasília), em 204º; Universidad de Chile, em 227º; UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em 241º; a Unesp (Universidade Estadual Paulista), em 269º; e a Universidad de Buenos Aires, em 291º. Na tabela abaixo, é possível conferir as instituições latino-americanas e suas posições no ranking mundial:


Colocação Universidade País
38º USP Brasil
44º Unam México
115º Unicamp Brasil
134º UFSC Brasil
152º UFRGS Brasil
196º UFRJ Brasil
204º UnB Brasil
227º Universidad de Chile Chile
241º UFMG Brasil
269º Unesp Brasil
291º Universidad de Buenos Aires Argentina
348º Uaemex México
352º UFPR Brasil
354º PUC-Rio Brasil
385º Universidad de Guadalajara México
386º Universidad de Costa Rica Costa Rica
391º Tecnológico de Monterrey México
419º UFRN Brasil
422º UFBA Brasil
459º Universidad de los Andes Colômbia
497º Universidad de Concepción Chile

No ranking por países com as melhores universidades, o Brasil está em 9º, atrás de Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Taiwan, Suécia, Espanha e Japão.

A lista com as melhores universidades é publicada desde 2004, duas vezes ao ano, em janeiro e julho. No total, são avaliadas mais de 17 mil instituições, sendo que o ranking final possui 6.000 universidades. Entre os quesitos considerados, estão o comprometimento dos professores e a disseminação de conhecimentos científicos.

Avaliação do MEC

Na última segunda-feira (31), o MEC (Ministério da Educação) divulgou o ICG (Índices Gerais de Cursos das Instituições). Ao contrário da Web of World Universities, o índice não classifica as universidades, faculdades e centros universitários em um ranking, mas dá notas que variam de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são consideradas insatisfatórias e 3 é satisfatória.

No total, 2 mil instituições brasileiras foram avaliadas, entre públicas e privadas, embora 300 tenham ficado sem conceito porque não houve participação mínima de alunos de alguns cursos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), cuja nota é utilizada no CPC (Conceito Preliminar de Curso) que, por sua vez, é usado na composição do ICG.

Desse número, apenas 21 instituições obtiveram a nota máxima, entre elas estão a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), a FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo), a Facamp (Faculdade de Administração de Empresas de Campinas) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Por outro lado, nove instituições repetiram a nota baixa, inferior a 3, por dois anos seguidos, o que significa que não poderão abrir campi, novos cursos ou ampliar vagas até melhorar a qualidade do ensino. Para comprovar o desempenho delas, serão feitas visitas in loco às instituições. A partir dos resultados apresentados no ICG do ano passado, cerca de 400 entidades já passaram por esse processo, sendo que nove tiveram as notas mantidas abaixo de 3. Uma delas, a faculdade da Cidade de João Pinheiro, foi descredenciada.

As outras oito são: Universidade Ibirapuera (SP); Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (SP); Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista (SP); Centro de Ensino Superior de Valença (RJ); Faculdade de Educação Física de Foz do Iguaçu (PR); Faculdades Integradas da Terra de Brasília (DF); Faculdades Integradas Espírita (PR); e Instituto de Ensino Superior Materdei (AM).

O que considerar na escolha?

Para os estudantes que estão em fase de vestibular e ainda não escolheram em qual instituição gostariam de estudar, analisar rankings como esse pode significar uma ajuda, mas não devem ser o único fator de decisão.

Buscar informações com amigos e parentes mais experientes também pode ajudar na decisão final. Atente ao programa da faculdade e ao corpo docente, para ver se condiz com suas expectativas. Também vale a pena ficar atento com os meios de comunicação, que abordam especialistas de faculdades que têm boa aceitação social.

Para o profissional inexperiente, ter no currículo o nome de uma universidade renomada pode facilitar a entrada no mercado de trabalho e, por isso, avaliar as instituições antes de fazer a opção torna-se muito importante para quem vai fazer a prova do vestibular.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/ranking_das_melhores_universidades_do_mundo_tem_12_brasileiras_confira/25531/

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Chances de conseguir emprego estão maiores neste semestre, diz Dieese

Quem está em busca de uma posição no mercado de trabalho terá mais chances de encontrá-la neste segundo semestre, de acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).

"Chegamos ao fundo do poço no primeiro semestre, mas há sinais de que o mercado de trabalho começa a reagir positivamente, embora não seja [uma reação] linear. Num mês, às vezes melhora em um setor e fica pior em outro. Mas, na média, o volume de postos de trabalho vem reagindo, ainda que lentamente", disse o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, segundo a Agência Brasil.

As projeções, de acordo com ele, são de aumento na geração de vagas em todos os setores no restante de 2009, o que permitirá uma redução da taxa de desemprego até o final do ano.

Estabilidade

A taxa de desemprego medida pelo Dieese ficou praticamente estável entre junho e julho, passando de 14,8% para 15% da população economicamente ativa. Em julho, o contingente de desempregados foi estimado em 3,029 milhões de pessoas, 45 mil a mais do que em junho.

No sétimo mês do ano, a taxa de desemprego registrou a maior alta em São Paulo, passando de 14,2% para 14,8%. Por outro lado, a taxa apresentou a maior queda no Distrito Federal, de 16,4% para 15,9%. Em Belo Horizonte e Porto Alegre, por sua vez, a taxa permaneceu estável.

"Se não fosse o resultado ruim e atípico que constatamos em São Paulo, certamente teríamos no conjunto uma redução da taxa de desemprego", disse Lúcio.

Apenas 1% das universidades avaliadas pelo MEC obtém conceito máximo de qualidade

O indicador, que foi divulgado pela primeira vez no ano passado, atribui notas às faculdades e universidades, levando em consideração a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. De acordo com a pontuação, as instituições são classificadas em faixas que vão de 1 a 5.

Entre as universidades com a maior avaliação (IGC 5), 11 são públicas e dez privadas. A nota mais alta ficou com a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), do Rio de Janeiro, que é particular. O Instituto Tecnológico da Aeronáutica, que é federal, ficou com o segundo lugar, seguido pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), estadual. Em último lugar no ranking (com IGC 1), está a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (FAMA), que é privada.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o IGC foi criado para subsidiar o trabalho das comissões que fazem as avaliações in loco nas instituições. Se a visita confirmar as condições inadequadas da oferta de ensino nas instituições que obtiveram IGC 1 e 2, elas podem sofrer sanções que incluem o descredenciamento.

“Dependendo da gravidade da situação, ela pode ter o número de vagas reduzidos nos cursos deficientes, a suspensão temporária ou definitiva do processo seletivo e, em último caso, o descredenciamento da instituição”, explicou.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernando, ressaltou que as medidas de saneamento só são aplicadas se a visita in loco confirmar o IGC 1 ou 2.

“Independente dos aspectos de regulação, o IGC tem uma função fundamental que é orientar o público sobre a qualidade do ensino oferecido em cada instituição”, ponderou.

Do total das instituições avaliadas, 884 (44%) obtiveram IGC 3, considerado razoável. Dezoito instituição ficaram com IGC 1 e 570 com IGC 2, considerados ruins, o que representa quase 30% do universo de entidades avaliadas.

Mais de 300 instituições ficaram sem conceito porque não houve participação mínima dos alunos de alguns cursos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A nota da prova é um dos fatores que compõem o Conceito Preliminar de Curso (CPC), utilizado para o cálculo do IGC. O CPC também leva em conta as chamadas “variáveis de insumo”, que consideram corpo docente, a infraestrutura e o programa pedagógico.

Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/08/31/materia.2009-08-31.5904828092/view

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Frases prontas? Tolerância zero!

Falar que o seu maior defeito é ser perfeccionista ou que você é o melhor profissional que alguma empresa pode contratar no momento da entrevista, além de clichê, pode ser um fator eliminatório e tirar você da seleção do emprego tão almejado.

O especialista em recolocação profissional e presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri, alerta que a utilização de frases de efeito, vazias ou que não demonstram pleno domínio do que querem dizer, podem, ao invés de ajudar, prejudicar o candidato.

Veja alguns exemplos de frases “batidas”, e o que cada uma pode significar para os recrutadores:
  • Sou criativo, com bom relacionamento interpessoal, sou dinâmico, tenho facilidade para trabalhar em equipe, tenho liderança...”: Alguém que diz ser tantas coisas ao mesmo tempo pode parecer desesperado para obter a vaga. Um candidato que tem tantas habilidades, que sabe fazer tantas coisas, normalmente já está empregado em alguma empresa.
  • Estou aqui para aprender”: O aprendizado existe em toda situação de trabalho, mas dizer que se tem pretensão de entrar em uma empresa para aprender soa como se isso fosse um objetivo principal. Empresas contratam e pagam salários para obterem resultados, e não para ensinarem. As instituições que ensinam são escolas e universidades que, por sua vez, cobram por esses ensinamentos.
  • Meu principal defeito é ser perfeccionista”: Ser perfeccionista é um defeito que remete a uma qualidade. Dar tal resposta soa como tentativa de ser “espertinho” na entrevista que, com certeza, não vai cair bem.
  • Minha empresa anterior não era um bom lugar para se trabalhar”: Colocar defeitos nos últimos lugares onde se trabalhou é um dos piores erros que podem ser cometidos em uma entrevista. Saber que, em uma possibilidade de saída da empresa, o funcionário vai sair falando mal da antiga casa, faz com que o empregador fique com receio de

Utilizando frases como essas na intenção de causar boa impressão, possivelmente, o candidato terá efeito contrário ao desejado.

Para causar uma boa impressão, Abrileri salienta que o importante é que o candidato alinhe seus interesses com os da empresa contratante, sendo cauteloso com o que diz, e isso significa falar menos do que talvez pretendia. “Estando alinhado com a companhia, provavelmente falará apenas o que é realmente importante e que soará bem para quem contrata”, conclui o executivo.

Fonte: www.administradores.com.br

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

11ª FENOSPE

11ª FENOSPE - FEIRA DE NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO SERTÃO DE PERNAMBUCO EM ARCOVERDE!



Aproveitem para conhecer a feira de negócios e oportunidades que irá acontecer nos dias 27, 28 e 29 de agosto no Estádio Áureo Bradley, Arcoverde-PE.

Que jejum!!!

Após um período de férias e muitas correrias estamos de volta para divulgarmos as notícias referentes ao mercado local e regional!

Começando pelas oportunidades surgidas através da construção da linha férrea que passará por Pesqueira (Transnordestina). A Agência do Trabalho de Pesqueira foi procurada pela empresa Odebrecht para cadastros e recrutamentos de mãos-de-obras.

Lembramos que será feito um processo seletivo com a empresa responsável pela construção. A Agência apenas recruta os trabalhadores.

Corram pois, para participar do recrutamento, o candidato deve ser cadastrado e/ou ter os dados atualizados. Lembre-se de enviar um currículo atualizado com foto.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Mostre o quão bom você é!


O mercado está saturado com tantos profissionais que possuem as mesmas "qualificações": Ensino médio completo, informática básica e, em alguns casos, cursos de Atendimento, Vendas, etc.

Porém, se você se encaixa neste perfil, onde você se diferencia? Peguemos o Ensino Médio. Quais foram as suas conquistas ou realizações em relação aos estudos, participações, feiras culturais, palestras, etc., que o faz ser diferente da maioria? Se tem, coloque isso no currículo!
No caso da informática básica: Onde você se destaca? Você só sabe mexer no básico do Word e Excel? Sabe pelo menos VBA (nível básico) para o Office? Já é uma boa característica!
Cursos de atendimento, vendas e os demais que possuem foco no relacionamento com o público, infelizmente, muitos são enchimento de linguiça usam técnicas repetitivas e pragmáticas que pensam que todos os clientes reagem da mesma maneira... coitados dos educandos. Neste último caso, seja um excelente Atendente, Vendedor ou qualquer outra função de relacionamento; a dica é: empatia! Entenda o que passa na cabeça de cada cliente e você colherá ótimos frutos. Afinal, relacionamento é o diferencial em qualquer empresa.

Saber se relacionar se tornou tão importante quanto a capacidade técnica. Relacionamento vai além de dizer um simples "olá!", significa conhecer mais o outro, compartilhar idéias, ajudar no que for preciso, aconselhamento, demonstrar apoio desde o primeiro contato, ter iniciativa até na aproximação, em suma, fazer amizades. É parecido com o momento da paquera ou conquista: a diferença, claro, está nas intenções. Enquanto a paquera envolve sentimentos de atração amorosa, a amizade exige compromisso com a atenção dada ao outro.

Todos tem inteligência suficiente para desenvolver sua capacidade técnica, por isso é mais fácil (porém mais trabalhoso) aprender algo do que, em vários casos, fazer amizades. Entra nesta história o tal do QI, "Que Indica". Não adianta remar contra a maré! Por mais que alguns achem injustos existirem pessoas que só conseguem um emprego através do QI e não por mérito, isso vai sempre existir. Portanto, aumente sua rede de contatos (amizades) pois o "desempregado" que você está acabou de conhecer e está ajudando agora, pode ser o seu futuro patrão amanhã. Não é questão de fazer as coisas por interesse, mas porque o mundo se torna melhor quando reina o bom relacionamento.

E olha que esse texto todo foi só sobre relacionamentos (networking - rede de contatos). Um diferencial para quem o tem! Consiga este e os demais você alcançará em breve!

Mas lembre-se: Busque um diferencial!