
O mercado está saturado com tantos profissionais que possuem as mesmas "qualificações": Ensino médio completo, informática básica e, em alguns casos, cursos de Atendimento, Vendas, etc.
Porém, se você se encaixa neste perfil, onde você se diferencia? Peguemos o Ensino Médio. Quais foram as suas conquistas ou realizações em relação aos estudos, participações, feiras culturais, palestras, etc., que o faz ser diferente da maioria? Se tem, coloque isso no currículo!
No caso da informática básica: Onde você se destaca? Você só sabe mexer no básico do Word e Excel? Sabe pelo menos VBA (nível básico) para o Office? Já é uma boa característica!
Cursos de atendimento, vendas e os demais que possuem foco no relacionamento com o público, infelizmente, muitos são enchimento de linguiça usam técnicas repetitivas e pragmáticas que pensam que todos os clientes reagem da mesma maneira... coitados dos educandos. Neste último caso, seja um excelente Atendente, Vendedor ou qualquer outra função de relacionamento; a dica é: empatia! Entenda o que passa na cabeça de cada cliente e você colherá ótimos frutos. Afinal, relacionamento é o diferencial em qualquer empresa.
Saber se relacionar se tornou tão importante quanto a capacidade técnica. Relacionamento vai além de dizer um simples "olá!", significa conhecer mais o outro, compartilhar idéias, ajudar no que for preciso, aconselhamento, demonstrar apoio desde o primeiro contato, ter iniciativa até na aproximação, em suma, fazer amizades. É parecido com o momento da paquera ou conquista: a diferença, claro, está nas intenções. Enquanto a paquera envolve sentimentos de atração amorosa, a amizade exige compromisso com a atenção dada ao outro.
Todos tem inteligência suficiente para desenvolver sua capacidade técnica, por isso é mais fácil (porém mais trabalhoso) aprender algo do que, em vários casos, fazer amizades. Entra nesta história o tal do QI, "Que Indica". Não adianta remar contra a maré! Por mais que alguns achem injustos existirem pessoas que só conseguem um emprego através do QI e não por mérito, isso vai sempre existir. Portanto, aumente sua rede de contatos (amizades) pois o "desempregado" que você está acabou de conhecer e está ajudando agora, pode ser o seu futuro patrão amanhã. Não é questão de fazer as coisas por interesse, mas porque o mundo se torna melhor quando reina o bom relacionamento.
E olha que esse texto todo foi só sobre relacionamentos (networking - rede de contatos). Um diferencial para quem o tem! Consiga este e os demais você alcançará em breve!
Mas lembre-se: Busque um diferencial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário