Se, após todo o trâmite, ela for aprovada de fato, representará a criação de 2,2 milhões de empregos, segundo estimativa da UGT (União Geral dos Trabalhadores).
"Esta é a terceira vez, em cem anos, que a jornada de trabalho no Brasil é reduzida. A primeira foi em 1943, depois em 1988 e, agora, em 2009. Ela também é uma vitória da UGT, que há dois anos vem pregando a redução da jornada de trabalho e a inclusão social", afirmou o presidente da UGT, Ricardo Patah.
Ele enfatizou ainda os benefícios da medida no que se refere à qualidade de vida dos trabalhadores.
Obstáculo ao emprego?
A CNI (Confederação Nacional da Indústria), por outro lado, tem uma opinião contrária com relação ao tema. Para a entidade, como a proposta não prevê o correspondente ajuste nos salários e aumenta o adicional da hora extra de 50% para 75% sobre o valor da hora trabalhada, não haverá estímulo à criação de empregos.
O resultado seria a elevação dos custos de produção nas empresas, o que, por sua vez, representaria um obstáculo às contratações. Segundo a CNI, a criação de emprego depende de fatores diversos, principalmente de investimentos na produção, de aumento do consumo, de crescimento sustentado e da educação de qualidade. Leis não teriam o poder de criar postos de trabalho.
A entidade diz ainda que a Constituição Federal estabelece o limite máximo da jornada em 44 horas semanais e assegura acordos ou convenções coletivas que fixam expedientes menores. Portanto, empregadores e empregados têm liberdade para ajustar a duração do trabalho às suas reais possibilidades, de forma que o caminho seria a livre negociação.
Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/reducao_da_jornada_de_trabalho_veja_pontos_positivos_e_negativos/24256
Qual a sua opinião a respeito? Será que realmente gera empregos? Comente!
Caro, William. Gostei muito do referido Artigo e sou a favor da redução da jornada de trabalho.Vale ressaltar que esse medida (redução da jornada de trabalho) , já fora tomada antes por Países hojes -industralizados-
ResponderExcluirEx: Italia, Alemanha, japão e outros que sofreram crises sussecivas após II Guerra Mundial Ou em meio a Grandes crises , como está que estamos (superando). A Redução da jornada de trabalho trará , mais qualidade de vida ao trabalhador - principalmente no que se refere à doenças ocupacionais - criação de novos empregos no setor terciário - comércio e prestação de serviços -e o que gerará um crescimento da nossa economia através dos índices do PEA - População Economicamente Ativa- E entre outras fatores relacionais...