Pesquise no Google:

terça-feira, 28 de abril de 2009

Não consigo emprego. De quem é a culpa?

A crise chegou. Até o próprio comércio de Pesqueira foi atingido, não com tanto impacto, mas foi. Mesmo com indícios externos e superficiais de que ela está bem mais leve aqui no Brasil do que lá fora, não foi possível (ainda) perceber pontos positivos significativos em nosso meio. E isso, que queira ou não, termina atingindo o profissional que está desempregado. Mas, em meio à crise, o que fazer?

O mais interessante disto tudo é que chegou a hora de ser diferente! Estamos num momento de oportunismo. É em meio à crise que as grandes descobertas acontecem e nesta mesma turbulência que entra em cena a criatividade. O que tens feito para conquistar uma vaga de trabalho?

"Vaga tem, mas não para despreparados!" Comenta o empreendedor de forte nível cultural, G.A. "O problema de muitas pessoas é que se conformam com pouco. Basta ter 'noções de informática' e o ensino médio que já se sentem preparadas para o Mercado, isso é um erro gigantesco. Sem falar nos que estão disperdiçando o seu tempo na rica internet com Orkuts, MSNs, etc... ao invés de se capacitarem e de se atualizarem. Pouquíssimas se dedicam a estudar para concursos ou melhorar os métodos para entrevistas, ou até para conseguir um estágio em algum lugar. A única coisa que querem é estar empregada - emoutras palavras: o dinheiro do seu futuro patrão".

Coloquemos alguns pontos a serem pensandos:

- Você "domina" o quê? O que você sabe fazer de melhor? Segundo este empresário, tem que ir além do que é básico. Ou você é um bom vendedor ou é o "melhor que tem"! Ou tem noções de informática ou é o "tampa" da informática.

- Como você tem usado o seu tempo? Tempo temos, mas o gastamos mais fazendo algo inútil (assitindo desenhos além do nível do stress, jogando video game mais que o necessário para o exercício do raciocínio, bate-papo furado na net, assistindo a 'filmes' com pobres ou nenhum valor cultural), do que algo que nos enriqueça que pode ser estudando, pesquisando, conversando (dentro dos limites) com pessoas que estimulem ao crescimento pessoal e social, etc.

- Você é versátil? Saber, pelo menos superficialmente, vários assuntos aumenta as chances numa entrevista ou ajuda na promoção, principalmente se o que você sabe está relacionado ao que está desejando (ser promovido ou admitido).

- Como anda sua autoestima? É necessário estar de bem consigo mesma para ter sucesso em qualquer emprendimento. Quando ficamos nervosos diante de outras pessoas (o que é relativamente normal) isso provoca insegurança na conversa. A entrevista começa quando você sai de casa atrás de emprego, não importando seja qual for o resultado.

Levante a cabeça e corra atrás! Você tem tudo que precisa para mudar sua situação! Lembre-se:

"Somos hoje o que plantamos no passado. O que você pretende colher amanhã, deve começar a plantar hoje!"

Confie no Senhor de todo o teu coração e Ele te dará oportunidades - não esqueça de aproveitá-las!

Um comentário:

  1. Muito bem,caro William.Gostei muito desse artigo.

    "Você é hoje o que foi ontem e será amanhã o que você é hoje.

    Temos que estar preparados a cada dia embusca de nossos objetivos através de nossas qualificações.

    ResponderExcluir