Desde pequeno, quando fiz meu primeiro curso de computação até agora,sempre me deparei com um problema que aparentemente não temsolução, a pirataria de software, ou seja, uso indevido por pessoascomuns ou empresas de software sem pagar por essa licença.
Para quem não sabe, quase todos os softwares comerciais tem algo quechamamos de licença, ou seja, para que ele funcione na sua máquina, vocêprecisa de uma chave, como se fosse um aluguel de apartamento , você usapor um tempo e depois tem que devolver as chaves. Ah, mas daí eu posso usaresse mesmo programa em todas as minhas máquinas? Também não, cada licençatem que ser usada em no máximo 3 computadores.
Dependendo do software que você quer comprar legalmente, pode custar atéR$ 2.000,00 por licença, agora imagine um usuário doméstico que comprou umcomputador por R$ 1.000,00 e ter que gastar R$ 2.000,00 em um únicoprograma, não entra na cabeça. Mesmo as empresas que compram emquantidade, no máximo obtém descontos de 50%.
Por essas e outras que mais de 90% dos computadores no Brasil trabalham comalgum tipo de software pirata, índice muito altíssimo e a essa piratariaajuda a financiar tráfico de drogas, de armas, assalto em beira deestradas e outras desgraças.
Mas será que existe solução para isso? Claro que existe, a única coisaque ainda não se deu um jeito foi para a morte, estou falando do softwarelivre. Vejo alguém dizendo, não acredito que ele vai me falar do “maldito”Linux ou da “porcaria” do BrOffice.Org.Ora, existem inúmeras vantagens em se utilizar o software livre emrelação ao software proprietário.
1. Você não paga por ele;
2. Como é grátis, você pode copiar e distribuir para seus amigos,parentes e vizinhos sem estar infringindo qualquer regra;
3. Funções bem similares aos softwares tradicionais;
Como toda a mudança, existem pessoas que tem essa resistência em relação a ela, ou seja, prefere fazer as coisas como sempre fez, as vezes, preferindo ficar fora da lei, usando o software pirata do que migrar seus softwares para software livre. Mas tem coisas que não entendo, como ainda existem pessoas/empresas que preferem pagar por uma coisa que elas podem obter de forma gratuita e obterem o mesmo resultado?Vou lhes contar uma situação que ocorreu na escola algum tempo atrás.
Uma pessoa entrou em contato com nossa escola por que queria aprender Linux, conversei com o diretor e ele autorizou a instalação numa das máquinas, mas quando instalei, esqueci de colocar o boot preferencial no Windows. Passaram-se os dias, eu usando a máquina agora em Linux para minhas atividades, mas durante as aulas dos outros instrutores, ela ficava de lado, um dia conversando com eles e perguntou para eles por que eles não usavam aquela máquina, eles me responderam: Não sabemos usar Linux, mas eu disse, também tem Windows, mas ele contra-argumentou, não sei fazer, pensei, que instrutor de informática é esse? Mas me ofereci para capacitar os instrutores da unidade, mas ninguém se habilitou a aprender. Outros professores também reclamaram e me restou a opção do LiveCd, rodando o sistema operacional sem a instalação.
Agora penso, se os professores, que devem ser a fonte do saber, estavam batendo cabeça, imagine o usuário comum? Muito se fala em crise (acreditoque crise esteja apenas na cabeça das pessoas ou é desculpa para elasnão trabalharem) e algumas empresas, precisando cortar custos, estão migrandoseus softwares e muitas empresas apenas agora estão usando software livre.
Dentre as principais vantagens (note que não é apenas preço), é aestabilidade do sistema, praticamente a inexistência de vírus para Linux,o software não onera a máquina, ou seja, boa parte dos softwares tradicionais quando se troca de aplicativo ou sistema operacional, tenho que trocar junto a máquina (vide Windows Vista) e para quem é programador, o código-fonte está disponível para adaptar a necessidade da empresa e uma grande equipe de suporte na internet.
Como podemos ver, software livre não é aquele bicho de sete cabeças quea maioria pensa e muitos usam softwares livres sem saber, o Mozilla é ótimoexemplo para isso e muito dos sistemas operacionais para celulares éLinux.
Colaboração de
Klaibson RibeiroSite/Blog www.brofficeparaleigos.blogspot.com
Fonte indireta: http://www.tinews.com.br/news/2009/05/25/por-que-voce-ainda-usa-software-pirata/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário