Pesquise no Google:

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Chances de conseguir emprego estão maiores neste semestre, diz Dieese

Quem está em busca de uma posição no mercado de trabalho terá mais chances de encontrá-la neste segundo semestre, de acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).

"Chegamos ao fundo do poço no primeiro semestre, mas há sinais de que o mercado de trabalho começa a reagir positivamente, embora não seja [uma reação] linear. Num mês, às vezes melhora em um setor e fica pior em outro. Mas, na média, o volume de postos de trabalho vem reagindo, ainda que lentamente", disse o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, segundo a Agência Brasil.

As projeções, de acordo com ele, são de aumento na geração de vagas em todos os setores no restante de 2009, o que permitirá uma redução da taxa de desemprego até o final do ano.

Estabilidade

A taxa de desemprego medida pelo Dieese ficou praticamente estável entre junho e julho, passando de 14,8% para 15% da população economicamente ativa. Em julho, o contingente de desempregados foi estimado em 3,029 milhões de pessoas, 45 mil a mais do que em junho.

No sétimo mês do ano, a taxa de desemprego registrou a maior alta em São Paulo, passando de 14,2% para 14,8%. Por outro lado, a taxa apresentou a maior queda no Distrito Federal, de 16,4% para 15,9%. Em Belo Horizonte e Porto Alegre, por sua vez, a taxa permaneceu estável.

"Se não fosse o resultado ruim e atípico que constatamos em São Paulo, certamente teríamos no conjunto uma redução da taxa de desemprego", disse Lúcio.

2 comentários:

  1. É exatamente , isso que esperamos nesse início de 2º semestre - Novas oportunidades de inserção ao Mercado de Trabalho - Sejam , temporárias ou efetivas - Mas, por outro lado vale ressaltar ( as oportunidades concretas ) que estão á tona semanalmente, mensalmente... As Vagas a Concursos públicos a tão sonhada Estabilidade Financeira , São inúmeros cargos e vagas as mais diversas áreas em todos os níveis - Fundamental ao Superior - Resta estarmos preparados, dedicarmos nosso tempo ao Estudo e ter fé na Conquista do Objetivo. As oportunidades (Concretas) estão aí a espera de nossa conquista...

    ResponderExcluir
  2. É aquele velho papo de que as vagas existem (talvez não tantas em algumas regiões) mas somente para os qualificados. A cidade de Santa Cruz do Capibaribe é um exemplo de que sobram vagas e inexistem trabalhadores para atenderem às necessidades das empresas que formam o pólo industrial da moda.
    Para quem quer se aventurar no mundo dos concursos deve pensar e investir pesado nos estudos pois eles estão cada vez mais difíceis tanto em nível quanto em concorrência - e a tendência é piorar!.
    Para os que não tem esperanças (nos concursos) deveriam refletir (não necessariamente decidir) em abrir um negócio próprio. Existem inúmeras possibilidades de se ganhar dinheiro, o problema está na preguiça de pensar e de tanto ir pela "onda" - fazer o que a maioria está fazendo.
    EMpreender com sabedoria é algo que pode ser trabalhoso, mas muuuuuuuuuuuuito rentável, dependendo apenas da pessoa por trás do negócio.

    ResponderExcluir